[object Object]
14.11.2022POR João Fidalgo

João Caseiro: “Pretendemos ser o projeto mais plural a apresentar-se a estas eleições”

O dirigente associativo admite que esta candidatura representa a continuidade do projeto “Académica de valores”, envolvendo também caracteres próprios de um projeto que envolve rostos novos na equipa.

Dia 17 de Novembro, os boletins de voto para as eleições da DG/AAC contam com um quadradinho para a Lista S, uma lista presidida por um rosto familiar para os academistas e estudantes da UC. João Caseiro, estudante de mestrado em Administração Educacional na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, encabeça este novo projeto depois de ter assumido o leme da Direção-Geral a partir das eleições extraordinárias de 26 de abril de 2022, após o trágico desaparecimento de Cesário Silva.

Numa entrevista conduzida pelo nosso repórter Gonçalo Pina, o primeiro aspeto a clarificar foi o “elefante na sala”: será este um projeto assumidamente de continuidade? O dirigente associativo explanou à RUC que, embora este projeto seja integrado por elementos de continuidade, surgem caras novas, e também algumas velhas, que pretendem complementar a visão que João Caseiro, juntamente com os restantes elementos que o acompanharam no mandato anterior, têm para a AAC.

Com o intuito de apresentar uma candidatura que seja agregadora e plural, João Caseiro revela que, o facto de estarem presentes no projeto da Lista S elementos que, no passado, representaram outras visões para a casa onde João Caseiro não se revia, revela-se como um mecanismo para ajudar a dar voz aos 49% de estudantes que não votaram a favor da “Académica de valores” nas eleições de novembro de 2021.

Quando confrontado com a demissão de João Diogo, ex-vice-presidente da atual lista em funções, que teve lugar no passado mês de setembro (a escassos meses da conclusão do mandato), com a revelação de que o mesmo considerava que a “Académica de valores” estava já desvirtuada precisamente dos valores que se vinculou a representar, acusando os restantes elementos da direção-geral de estarem já focados na candidatura a um próximo mandato. A este respeito, João Caseiro prefere deixar à consideração dos estudantes que representa se o coletivo que preside está ou não a cumprir com as suas promessas eleitorais. Refere, ainda, que considera que toda a equipa da “Académica de valores” está a procurar terminar o seu mandato como o idealizou, sublinhando que, apesar de toda a adversidade enfrentada durante o mandato, a palavra-chave para o trabalho que a atual direção-geral está a desempenhar tem sido a “resiliência”.

Uma das bandeiras que a Lista S pretende hastear no edifício para um próximo possível mandato, é a da procura pela estabilidade financeira. Segundo João Caseiro, as contas da AAC não são de fácil gestão, obrigando os dirigentes da DG/AAC a todos os meses fazerem um jogo de cintura para pagar as contas da casa. Embora o estudante de mestrado da UC refira que não culpabiliza somente as direções-gerais que o antecederam pelo paradigma das contas da AAC, referindo que tem noção que os dois anos de conjuntura pandémica não abonaram nada a favor da associação de estudantes, é um facto que a AAC possui dívidas para pagar que todos os anos têm vindo a aumentar. Neste sentido, João Caseiro revela que a Lista S pretende encontrar maneiras de remar contra esta maré e de encaminhar a AAC na direção da estabilidade financeira.

Na procura da rentabilização do edifício da AAC, com o intuito de regularizar as contas da casa, João Caseiro revela estar de acordo com o princípio expresso pela proposta da Lista P de que é necessário ocupar os espaços de loja do piso 0 do edifício, revelando que, no entanto, esta exploração do espaço não pode ter como objetivo ser apenas “uma renda ao final do mês”. Neste aspeto, o dirigente associativo relevou o exemplo do salão de beleza que se encontra neste momento já em funcionamento há alguns anos no piso 0 do edifício, considerando este tipo de atividade uma opção que traz não só contrapartida financeira para a AAC, mas que também confere utilidade para os estudantes.

Outro pilar em que assenta a fundação do projeto da Lista S, é o da aproximação aos órgãos de governo da UC. Relativamente a este aspeto, João Caseiro revelou a importância de manter a linha de neutralidade exigida à direção-geral relativamente a estes, revelando que a referida aproximação seria realizada através do reforço na ligação aos estudantes que estão lá enquanto representantes dos seus pares, de modo que tanto a direção-geral como estes estudantes possam representar interesses coletivos para a comunidade estudantil.

Pode ainda escutar em formato podcast o conteúdo integral da entrevista a João Caseiro enquanto porta-voz do projeto “sentir Académica”, onde houve espaço para abordar tópicos como a concessão do Bar da AAC, a revitalização dos jardins da AAC, e, ainda, os planos desportivo e cultural que a Lista S idealizou para o mandato que espera alcançar neste ato eleitoral.

Acrescentamos ainda que, neste ato eleitoral, os estudantes vão às urnas exercer o seu direito de voto no dia de hoje, 14 de novembro, para o voto antecipado, e dia 17 de novembro para os restantes estudantes. Nestas eleições, como é habitual, dá se a oportunidade aos estudantes de revelarem onde projetam o seu voto de confiança na eleição não só da DG-AAC, bem como da Mesa da Assembleia Magna.

Pode ouvir a entrevista completa acima.

PARTILHAR: