[object Object]
14.11.2022POR Informação RUC

Gonçalo Pardal: “Esta candidatura é a favor da descentralização pertinente [das Assembleias Magnas]”

Candidato pela lista S à presidência da Mesa da Assembleia Magna (MAM/AAC) quer protocolar gratuitidade de transportes para Magnas com a Câmara Municipal de Coimbra. Gonçalo Pardal aponta para descentralização de Assembleias Magnas “sempre que discussão seja relativa a alguma faculdade”.

Gonçalo Pardal, estudante da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC), esteve este domingo na Rádio Universidade de Coimbra para dar a conhecer o projeto da Lista S – “Sentir Académica” para a Mesa da Assembleia Magna da Associação Académica de Coimbra (MAM/AAC).

O candidato, que no ano passado integrou a equipa “Académica de Valores”, não considera que a nova equipa, da qual faz parte, seja de continuidade. Gonçalo sublinha que, apesar de querer dar continuidade ao que de bom foi feito no mandato anterior, os candidatos não são os mesmos, logo as qualidades que podem emprestar ao órgão a que se candidatam são também diferentes.

Apesar das divergências, Pardal reconhece competência a todas as listas candidatas. No entanto, o estudante acredita que o que distingue de sobremaneira os dois projetos, é a forma como pretendem concretizar as propostas a implementar. Nessa linha de raciocínio, realça a preocupação da sua lista em criar todas as condições necessárias para os estudantes poderem estar presentes nas assembleias magnas.

O local de realização das Assembleias Magnas é algo que tem vindo a ser alvo de debate há algum tempo. Embora o auditório da reitoria tenha vindo a ser o local predileto para a realização das magnas, para o candidato da lista S, nem a hora, nem o local de realização das assembleias são imutáveis, sendo por isso passíveis de alteração caso isso se revele benéfico.

João Maduro, da Lista E, propõe que haja mais assembleias magnas ao longo do ano, de forma a garantir continuidade nos assuntos em discussão. Já Gonçalo Pardal afirma que a sua candidatura não se nega à realização de mais magnas, desde que estas se revelem pertinentes.

Na opinião de Gonçalo Pardal, o combate à abstenção é um objetivo que todos os candidatos devem subscrever. No entanto, a implementação do voto por correspondência, assunto já debatido em magnas anteriores, é uma “questão bastante sensível”.

No sentido de facilitar o acesso ao voto, o candidato da lista S, saúda o facto de, nestas eleições, os associados poderem votar em qualquer urna.

Para as eleições, Gonçalo Pardal apela a que, antes de votar, todos os estudantes se informem sobre todos os projetos. Quanto à sua candidatura, apresenta-a como um projeto agregador, de estabilidade e confiança, merecedora do voto de todos os que se identifiquem com estes valores.

Os estudantes da Universidade de Coimbra podem votar nas eleições para a Mesa da Assembleia Magna, antecipadamente, no dia 14 de novembro, no edifício da Associação Académica de Coimbra, ou no dia 17, em qualquer faculdade.

Pode ouvir a entrevista completa acima.

PARTILHAR: