[object Object]
14.11.2022POR João Dias

Gonçalo Lopes: “A luta é o caminho decisivo para a resolução dos problemas dos estudantes”

Candidato às eleições para a DG/AAC pela lista E refere que encabeça a lista verdadeiramente alternativa. O aumento da ação social e o fim da propina são duas das bandeiras de Gonçalo Lopes.

Gonçalo Lopes é o candidato pela Lista E – Estudantes Primeiro à presidência da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra. Segundo o estudante da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), a candidatura tem como pilar a união dos estudantes nas grandes temáticas estudantis como a propina, a ação social, o Regimento Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) e as residências.

Em entrevista à Rádio Universidade de Coimbra (RUC), Gonçalo Lopes acusa as últimas direções-gerais da AAC de não colocarem os interesses e direitos dos estudantes em primeiro lugar. O candidato considera que essa é a grande diferença entre a lista E e as restantes.

O representante da Lista E refere que a “diplomacia” não deve ser a principal via para a resolução dos problemas académicos. Gonçalo Lopes defende que a “luta” é decisiva para os estudantes conseguirem garantir as suas exigências e exemplifica com o regresso do prato social às cantinas rosas – para o estudante da FDUC, não foi “meramente conquistado a partir do diálogo”.

A Lista E não concorda com a estratificação da propina. Gonçalo Lopes diz que os estudantes não devem pagar por um direito que está consagrado na Constituição. Qualquer medida semelhante a criar escalões na propina iria conotar o ensino superior com uma visão mercantilista e de um serviço, no entender do candidato.

Gonçalo Lopes considera que a AAC devia regressar ao Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA). O candidato caracteriza o modelo de voto do fórum como um “acessório”. O ENDA deve, do ponto de vista de Gonçalo Lopes, ser uma plataforma que procure o consenso em torno de problemas comuns aos estudantes do país a partir da discussão.

O candidato pela Lista E ainda afirma que, para que haja democracia dentro das instituições de Ensino Superior, tem de haver mais estudantes dentro dos órgãos de gestão das mesmas. Gonçalo Lopes diz que é um erro existirem entidades privada nos órgãos de governo da Universidade de Coimbra.

As eleições para a DG/AAC e a MAM acontecem no dia 17 de novembro. O voto antecipado realiza-se no dia 14 de novembro.

PARTILHAR: