[object Object]

Coimbra Imaterial vai ser ponto de partida da “definição dos caminhos e prioridades” na Cultura

E é já este domingo, dia 13, que decorrerá o evento Coimbra Imaterial. A RUC esteve à conversa com Paulo Pires, responsável pelo Departamento de Cultura e Turismo da Câmara de Coimbra e programação cultural do Convento São Francisco. Paulo Pires elucidou-nos sobre o que podemos esperar do evento.

Segundo o entrevistado, este evento é o ponto de partida da discussão e anúncio de um conjunto de iniciativas e medidas que o Município de Coimbra vai adotar a partir de janeiro de 2023 na área do património cultural e imaterial, em conjunto e articulação com os agentes do ecossistema do património cultural e imaterial.

Paulo Pires refere que esta iniciativa surge da necessidade de potenciar e alavancar estes mesmos agentes.

A iniciativa Coimbra Imaterial é um ponto de partida para a definição dos caminhos e prioridades que a Câmara de Coimbra vai ter nesta área nos próximos anos. O entrevistado explicou a pertinência dos convidados para esta conversa que segundo ele surge da vontade de convidar duas pessoas que têm feito um trabalho muito importante na área do Património cultura e Imaterial: Tiago Pereira na etnomusicologia e autor do programa “música portuguesa a gostar dela própria” e Abreu Nascimento um dos responsável pela estratégia nacional do “saber Fazer” tradicional e sua implementação.

Estas duas pessoas serão os dois elementos escolhidos para poder iniciar essa conversa com os agentes, para definirem as prioridades e medidas a adotar a este nível. Paulo Pires refere a importância de “partir para o concreto” e definir as áreas em que a Câmara de Coimbra vai intervir a este nível. Áreas que são vastas e diversificadas.

O objetivo é dar maior “suporte, acompanhamento e capacitação” por parte da Câmara Municipal de Coimbra. O diretor do Departamento de Cultura e Turismo da CM de Coimbra e programação cultural do Convento São Francisco refere que neste dia o presidente da Câmara de Coimbra anunciará algumas medidas concretas de intervenção que dão corpo a esta estratégia que vai sendo construída.

Paulo Pires realça que existem desafios que a área da Cultura está a atravessar, nomeadamente no diálogo entre tradição e contemporaneidade. O objetivo é que a conversa de domingo, dia 13, seja muito descontraída e informal.

Para além das intervenções já referidas vão ter lugar uma diversidade de atividades que vão desde a gastronomia à poesia, adianta o responsável.

O entrevistado realça que a iniciativa aglutina, um conjunto de vontades, para além da autarquia. A Coimbra Mais Futuro, a Associação de Doceiros de Coimbra e outras entidades são parceiros.

Este evento será também uma antevisão daquilo que será a nova roupagem da Mostra de Doçaria Conventual de Coimbra. Desta vez vai acontecer na primavera e terá uma dimensão nacional e internacional, nomeadamente com um trabalho com as cidades geminadas de Coimbra. A mostra vai focar-se no património gastronómico e contará com um trabalho de ‘networking’ entre empresários desta área de Coimbra e empresários das cidades geminadas.

Paulo Pires refere que a Câmara Municipal está a criar grupos de trabalho em várias áreas que junta elementos do Município com elementos de vários ecossistemas específicos:

O evento decorrerá como já referimos, no próximo domingo dia 13 de novembro a partir das 14h30 na Sala D. Afonso Henriques do Convento de são Francisco. A entrada é livre e aberta a toda a comunidade.

PARTILHAR: