Imagem principal

Lista S apresenta candidatura que pretende “revitalizar” AAC

Candidato à Direção-Geral compromete-se a mais reivindicação por ação social e à reabilitação de espaços desportivos da cidade. Antigos adversários de João Caseiro concorrem agora a seu lado pela vice-presidência.

Foi no auditório da FPCEUC que a Lista S – Sentir Académica fez a apresentação da sua candidatura. A partir do púlpito, João Caseiro, candidato à presidência da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) e Gonçalo Pardal, candidato à presidência da Mesa da Assembleia Magna da AAC (MAM/AAC) discursaram para um auditório cheio. O ainda presidente, João Caseiro, definiu as guias do seu projeto, que abrangem 6 principais áreas:  Cultura; Desporto; Pedagogia e formação; Intervenção cívica e cidadania; Administração e gestão; e Política.

Pela cultura, o candidato deixou a promessa de financiar as secções culturais da AAC diretamente, com verbas provenientes do contrato programa que a Associação tem com a UC.

Relativamente ao desporto académico, o dirigente prometeu debater o atual modelo desportivo da AAC, e reabilitar alguns espaços desportivos da cidade, nomeadamente o Pavilhão Jorge Anjinho e o Campo de Santa Cruz.

A ação social marcou a agenda política da academia no passado ano. Quanto a este assunto, João Caseiro diz que se trata de um “alicerce” da DG/AAC. O dirigente congratulou-se pelas conquistas que a sua direção obteve no último mandato, provindas de movimentos reivindicativos, mas comprometeu-se a reforçar a posição da AAC.

Para além da reabilitação de espaços, a lista S comprometeu-se ainda a renovar a frota automóvel da AAC. Questionado sobre os fundos de financiamento para cumprir promessas eleitorais que visam empreendimentos custosos, nomeadamente para a reabilitação de espaços desportivos, João Caseiro apontou o estabelecimento de parcerias com a CMC: “São também eles parte interessada no negócio”, rematou o dirigente.

Da lista apresentada, constam dois nomes que, à primeira vista, podem fazer franzir o sobrolho a quem estiver mais atento ao meio do associativismo. Trata-se de Renato Daniel e Pedro Monteiro, ambos candidatos pelo projeto Sentir Académica a vice-presidentes desta Direção-Geral. Em novembro de 2021, concorreram pela lista que se opôs à candidatura que João Caseiro então integrava. Adversários que viraram amigos? João Caseiro responde.

As eleições para a DG/AAC e MAM/AAC realizam-se no dia 17 de novembro. Até ao momento existem três listas candidatas à DG/AAC e duas candidatas à MAM/AAC.

PARTILHAR: