[object Object]
18.10.2022POR Isabel Simões

José Manuel Silva: ”Vamos exigir mais de nós para o segundo ano de mandato”

A vereação com pelouros atribuídos da Câmara Municipal de Coimbra apresentou balanço de um ano de governação na Casa do Cinema. Tendo como estratégia “a afirmação da marca Coimbra”, o executivo vai lançar um conjunto de iniciativas no âmbito da saúde, consolidar a reforma dos serviços camarários e continuar a desmaterialização dos processos.

Sem desvendar o que vão ser as Grandes Opções do Plano e Orçamento para o próximo ano José Manuel Silva remeteu para as realizações do primeiro ano de mandato. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) a iniciativa de balanço procura contrapor as críticas dos que acusam o executivo  de “não fazer nada”.

Foi dado especial ênfase ao acordo a que o executivo chegou para adquirir um prédio na baixa da cidade no âmbito do designado “Plano Marshal”. Aí vão ser criadas condições para instalar empresas “com perfil direcionado para o desenvolvimento de projetos inovadores”, lê-se no relatório divulgado à comunicação social.

Na presença de muitos dos dirigentes dos serviços camarários, José Manuel Silva agradeceu o trabalho desenvolvido e apelou à continuação de uma cultura de “exigência”.

No relatório de balanço apresentado existem algumas novidades no Plano de Saúde de Coimbra cujas ações vão ter início. A criação do stand “Coimbra Saudável” um dispositivo móvel, articulado vai acompanhar o grupo de trabalho da Saúde da Câmara de Coimbra nas várias iniciativas do Município. Coimbra vai também criar um “selo saudável” para a restauração a distinguir as entidades que possuam boas regras na confeção dos alimentos.

O processo de reestruturação dos serviços da Câmara aprovado em setembro no executivo e na Assembleia Municipal em outubro carece agora de sair em Diário da República. O presidente da Câmara de Coimbra confia que a nova estrutura vai permitir agilizar a resposta a alguns desafios.

O projeto de desmaterialização de processos de “urbanismo” permitiu reduzir em 60 por cento o tempo médio de resposta. De acordo com Ana Bastos, vereadora da área, de um tempo médio de resposta de 61 dias já foi possível descer para 25 dias.

A digitalização é transversal a todos os departamentos, a assinatura eletrónica está instituída. O próprio presidente da Câmara tem números para apresentar.

A intensificação da faturação eletrónica, a disponibilização ‘online’ dos bens camarários e o aumento da cobrança das contraordenações foram algumas das realizações mencionadas por Miguel Fonseca, vereador para a Economia, Empreendedorismo, Investimento e Emprego, entre outras áreas.

A apresentação de candidaturas ao Acordo de Parceria Portugal 2030 num montante de 500 milhões de euros e a estratégia comum com os principais ‘players’ como a Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico e Instituto Pedro Nunes para reuniões com investidores, segundo o vereador vai continuar a produzir frutos.

Ana Vaz, vereadora que tem a cargo a área social informou que a Câmara Municipal já assinalou imóveis para alojamento urgente e temporário. No plano dos edifícios escolares a Câmara também já iniciou o projeto para a Escola Básica Eugénio de Castro.

Lembramos que o executivo tomou posse em 18 de outubro de 2021 depois de a coligação  “Juntos Somos Coimbra” ter vencido as Eleições Autárquicas. Pode consultar o relatório do balanço de um ano de mandato na página do Município.

Fotografia: CMC

PARTILHAR: