[object Object]

João Diogo, vice-presidente da DG/AAC, apresenta carta de demissão

Estudante de Engenharia Mecânica aponta que valores pelas quais se candidatou em novembro “já não estão a ser representados” e que “será a academia a julgar o que se passará nos próximos meses”. Madalena Caetano deve suceder a João Diogo na vice-presidência.

O vice-presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) responsável pelos Núcleos de estudantes, João Diogo, enviou esta tarde uma carta de demissão aos organismos da AAC. No documento, o responsável critica aqueles que com ele criticaram o passado, mas que agora estão a “tornar o presente e o futuro igual ou pior”, justificando que “continuar em funções significaria […] compactuar com todo o mal que estão a fazer à nossa Académica”.

Em entrevista à Rádio Universidade de Coimbra, João Diogo aponta que os valores pelos quais se candidatou com Cesário Silva já não são os mesmos que caracterizam a atual Direção-Geral.

O ex-dirigente vai mais longe e, ao longo da carta de demissão, afirma que “muita gente […] continua a colocar os seus interesses pessoais acima do que é melhor para a casa”. Segundo indica, a forma de pensar de “algumas pessoas” mudou ao longo dos últimos meses e “pessoas externas” têm tido uma palavra a dizer no que diz respeito ao rumo da DG/AAC.

Numa altura em que se aproxima o final do atual mandato, João Diogo não se quer pronunciar sobre eventuais movimentações que existam para assumir a DG/AAC no próximo ano. No entanto, considera que cabe aos estudantes tirarem as suas próprias ilações.

O estudante acrescenta ainda que está disponível para esclarecer o porquê desta tomada de decisão e que foi nesse sentido que tornou publica a sua carta de demissão. No seu entender, é preferível que as pessoas conheçam a história na primeira pessoa do que se fiquem pelas justificações apresentadas “no corredor da Académica”.

Na sequência da saída de João Diogo, Luís Carvalho, presidente do Conselho Fiscal, explicou à RUC que deve ser Madalena Caetano, coordenadora do pelouro da política cultural, a assumir o cargo de vice-presidente, conforme estipulado no artigo 47º dos Estatutos da Associação Académica de Coimbra.

(Fotografia: Secção de Fotografia da Associação Académica de Coimbra)

PARTILHAR: