Imagem principal

Câmara de Coimbra formaliza protocolo para a criação de Centro de Alto Rendimento

O protocolo vai criar condições de excelência para desenvolver a prática de natação, partilhando instalações entre a Câmara Municipal de Coimbra, a Universidade e o Instituto Politécnico.

No passado dia 25 de julho, o executivo camarário de Coimbra aprovou a proposta de protocolo de cooperação para a criação de um centro de alto rendimento de natação em Coimbra. Tendo em vista este acontecimento, decorreu hoje a assinatura desse mesmo protocolo com a Federação Portuguesa de Natação e a Associação de Natação de Coimbra. Na sessão foram ouvidas diversas personalidades do desporto, educação e política, que se uniram para potenciar a prática de natação.

O presidente da Câmara Municipal, José Manuel Silva, foi o primeiro a assumir a palavra, e destacou a importância de potenciar o alto rendimento, quer a nível do ensino secundário quer do ensino superior. Para José Manuel Silva, este protocolo vai criar condições de excelência para todos os tipos de desporto, do lazer até ao alto rendimento, partilhando instalações entre a Câmara Municipal de Coimbra, a Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico de Coimbra.

O Vice-Reitor da Universidade de Coimbra, António Figueiredo, também participou na sessão de assinatura para destacar o valor que este Centro de alto rendimento traz não só para Coimbra, mas também para a comunidade da UC. O Desporto é um dos pilares do Plano Estratégico da Universidade de Coimbra, que terá “um olhar muito atento” a todos os estudantes que integrem no centro de alto rendimento, assim afirmou o Vice-Reitor.

Uma questão levantada pelo presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, foi relativa à articulação do desporto e da educação nos atletas. Segundo Jorge Conde, a carga horária continua a ser em demasia quando adicionado o tempo de treinos, referindo que os resultados exigidos se afiguram como de “super-homens” e “super-mulheres”.

Em conversa com a RUC, o Vice-Reitor António Figueiredo caracterizou os estudantes atletas como um “grande interesse” para a Universidade de Coimbra, perspetivando-os como “modelos para toda a sociedade, mas particularmente para a Comunidade da Universidade de Coimbra”. O Vice-Reitor referiu ainda que promete “apoio pleno” aos estudantes de carreira dual.

Quando questionado pela RUC acerca da localização e distribuição do Centro de Alto Rendimento, José Manuel Silva destacou o Centro Olímpico de Natação pelas suas características únicas do país. No entanto, “todas as piscinas são necessárias” para criar atletas de alta competição, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Coimbra.

Nesta fase inicial, os primeiros nadadores estudantes na Universidade de Coimbra a serem incluídos neste projeto são Camila Rebelo, Gabriel Lopes e Diogo Cancela, os dois primeiros no projeto Olímpico e o terceiro no Paralímpico. Os restantes elementos estão ainda por divulgar, estando sujeitos a um processo de candidatura.

PARTILHAR: