[object Object]

Convento São Francisco apresenta “programação mais contida sem baixar qualidade e diversidade”

Nomes como Teresa Salgueiro, The Gift, Gregório Duvivier mas também os Anaquim ou a Filarmónica União Taveirense vão fazer parte da Programação. A companhia de Paulo Ribeiro e a estreia do espetáculo “Impossível” de Luís de Matos são dois dos destaques.

Convento São Francisco (CSF) apresentou a programação até final do ano na quinta-feira, dia 29 de setembro. Condicionado em termos financeiros, com as limitações do investimento provocadas pela necessidade de desviar recursos para outros setores, devido ao aumento geral de custos gerado pela guerra da Ucrânia, o programador do CSF, Francisco Paz, preocupou-se ainda assim em garantir qualidade na programação.

Com a abertura de uma “Open Call” foram recebidas no Convento 30 propostas sendo escolhidas 15 que fazem parte da programaçao até final do ano.  Iniciativas várias com “dimensão local”, e que não esqueceram a “dimensão nacional e internacional”. Esta sexta-feira iniciou a 5ª Edição do Festival “Correntes! De um só rio“. Com o Concerto de Guitarra Portuguesa e Orquestra – Paulo Soares e Orquestra Filarmónica de Braga às 21h30. O festival que divulga a canção de Coimbra decorre até 09 de outubro.

Em destaque no festival “Correntes! De um Só Rio” está também o espetáculo “O Rapaz do Bairro”, no dia 04 de outubro, às 21h30. Pretende homenagear Rui Pato, médico e guitarrista de José Afonso e Adriano Correia de Oliveira e de tantos outros. O espetáculo desenhado por João Curto conta com direção musical de Manuel Rocha e direção de Orquestra de Artur Fernandes. João Afonso, Luanda Cozetti, Paulo Vaz de Carvalho, Coro Coimbra Vocal e Orquestra Clássica do Centro são alguns dos protagonistas.

Teresa Portugal da Associação José Afonso em Coimbra  destacou a importância do médico para a “renovação musical e a estética” da canção de Coimbra.

O “showcase” Café Curto que dá palco a emergentes e lhes dá oportunidade de apresentarem o trabalho ao público é para continuar em colaboração com a produtora Blue House. Neste âmbito, vão realizar-se mais 12, sempre às terças feiras, às 19h30.

A colaboração com o Jazz ao Centro Clube traz dois grandes concertos ao Auditório do Convento São Francisco. Um com Maria João e o quarteto de Carlos Bica a 21 de outubro e o segundo com a Filarmónica União Taveirense e Mário Laginha a 23 de outubro.

Em programação está um projeto de grande de intercâmbio com o Brasil a nível de artes, cultura e ciência. Gregório Duvivier regressa a Coimbra 9 de dezembro com o espetáculo “Sísifo”.

“Une histoire bizarre” vai trazer a palco a 26 de dezembro artistas de 9 países, 15 migrantes e 4 atores. Um espetáculo encenado por Júlio Martin.  As escolas do Concelho de Coimbra também não vão ser esquecidas.

A 22 de outubro, às 21h30, no Grande Auditório, a Companhia Paulo Ribeiro vai dar a conhecer o espetáculo de dança “Segunda 2”. Dia 30, no mesmo local, é dia para lembrar Ary dos Santos com o espetáculo “O Sangue das Palavras”, da autoria de Henrique Feist e com direção musical de Nuno Feist.

Da programação do Convento faz também parte a celebração dos 15 anos de vida dos Anaquim. Prometem trazer os Quatro e Meia  a 11 de dezembro ao CSF. João Baião apresenta o espetáculo “Monólogos da Vacina” a 18 de novembro, esgotadíssimo está a ser prevista uma segunda data.

A 24 de novembro Teresa Salgueiro assinala 35 anos de carreira com Dino d’Santiago e Marisa Liz. “Coral”, o décimo álbum dos The Gift é apresentado a 11 de novembro no Grande Auditório.

“Impossível ao vivo”, de Luís de Matos, vai estrear em Coimbra, de 15 a 18 de dezembro no Grande Auditório do CSF. No dia 20 de dezembro, Áurea vai apresentar um concerto especial de Natal.

A nível das exposições destacamos a presença de “Sempre no Ar!” que procura mostrar um pouco dos 36 anos da Rádio Universidade de Coimbra. Mais do que uma exposição é toda uma programação paralela que vai levar ao Convento uma parte do que se faz na RUC.

A apresentação da programação do Convento São Francisco terá sido o último ato público de Fancisco Paz como funcionário público, uma vez que no Dia da Implantação da República celebra 70 anos de vida. O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), José Manuel Silva, agradeceu-lhe os serviços prestados. “Nasceu com a fundação da República só podia ser uma pessoa fadada para o grande futuro que teve”, disse.

Pode consultar a programação completa aqui.

Fotografia: CMC

PARTILHAR: