[object Object]

Financiamento para uma nova residência do Politécnico de Coimbra foi aprovado

Em visita ao Instituto Politécnico de Coimbra, o secretário de Estado do Ensino Superior Pedro Nuno Teixeira revelou o montante dos fundos destinados às novas residências universitárias na cidade de Coimbra.

O ano letivo presente beneficiou do regresso à normalidade no funcionamento das atividades de ensino e neste sentido, o secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira marcou presença na Escola Superior de Educação de Coimbra onde se falou de alojamento estudantil e de abandono escolar. A visita decorreu a 23 de setembro, às 14h00, e contou com a presença dos presidentes do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), Jorge Conde e Rui Antunes.

Pedro Nuno Teixeira, Jorge Conde e outros membros dirigentes da instituição reuniram-se à porta fechada para discutirem o futuro do IPC.

Jorge Conde revela à comunicação social que as principais preocupações transmitidas ao Secretário de Estado são a falta de residências para estudantes, o custo do alojamento e a reciclagem das escolas e dos seus equipamentos.

Segundo Pedro Nuno Teixeira, está confirmada uma nova residência em Coimbra com 400 camas, prevista para 2026, no Campus da Escola Agrária. O IPC concorreu para uma subvenção de 13 milhões de euros e, de acordo com Jorge Conde, o secretário de Estado garante que o contrato será assinado dentro de dez dias.

Numa conferência de imprensa, o secretário de Estado do Ensino Superior afirma que a questão do alojamento é uma preocupação de todos e relembra que no passado dia 15 de setembro foram assinados os contratos relativos ao plano nacional de alojamento do ensino superior.

O governo aproveitou todas a propostas aprovadas pelo painel de avaliação, estendendo o financiamento. Inicialmente, o orçamento era de 375 milhões de euros, porém, com o apoio da ministra da Ciência e da Tecnologia, Elvira Fortunato e do Coordenador do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), realizou-se um reforço de 72 milhões de euros.

A residência em Oliveira do Hospital foi um dos projetos aprovados que contará com um apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de 3 milhões e 200 mil euros. O início das obras está conjeturado para o primeiro trimestre de 2023 no local onde se situa o antigo Hotel São Paulo.

No que diz respeito à propina, Pedro Nuno Teixeira reconhece o percurso de redução da propina, mas afirma que atualmente o seu valor não é a maior preocupação dos estudantes que enfrentam dificuldades a nível de alojamento. O secretário de Estado acrescenta que há falta de recursos e que se deve priorizar as situações mais urgentes.

O abandono escolar é um dos problemas abordados pelo governante que reconhece as sequelas deixadas pela pandemia. Pedro Nuno Teixeira confessa haver medidas a serem preparadas e que serão lançadas em breve de forma a apoiar o esforço das intuições, a nível de prevenção do abandono e da saúde mental dos estudantes.

De acordo com o secretário de Estado, as medidas passam pelo aproveitamento dos esforços e experiências que diversas instituições criaram para integrarem e acompanharem os estudantes do primeiro ano.

Na visita à instituição, Pedro Nuno Teixeira conversou com a Associação de Estudantes e assistiu a uma atuação do Coro da Escola Superior de Educação de Coimbra.

PARTILHAR: