[object Object]

Ciência da UC invade baixa da cidade de Coimbra na Noite Europeia dos Investigadores

Conversas com cientistas, experiências, jogos e demonstrações têm como tema a ciência para todos, a sustentabilidade e a inclusão. Acontecem a 30 de setembro.

A Noite Europeia dos Investigadores realiza-se em toda a Europa. Coimbra é uma das cidades que vai acolher o evento, com 102 atividades gratuitas a terem lugar na baixa, entre as cinco da tarde e a meia-noite. Estas, incluem conversas com cientistas, experiências, jogos e demonstrações, num evento em que o tema é a ciência para todos, a sustentabilidade e a inclusão.

Em declarações à RUC, Ana Santos Carvalho, coordenadora da Noite Europeia dos Investigadores, apresenta o evento como uma oportunidade de partilha do conhecimento gerado na Universidade de Coimbra. O Objetivo é trazer a ciência à rua, levando-a ao cidadão comum.

Ana Santos Carvalho refere que vai haver actividades para todas as idades e todos os gostos, que se vão realizar desde o Largo da Portagem até à Rua da Sofia. Os participantes poderão planear a sua visita através de uma aplicação web disponibilizada pela organização, onde se vão poder informar acerca dos detalhes de cada uma das atividades.

A coordenadora, destaca as ações de teatro de improviso sobre ciência, discussões e debates incidindo em temas científicos, as experiências para as crianças e ainda a exploração da temática da sustentabilidade ligada à ciência.

Ana Santos Carvalho sublinha que o leque de iniciativas que pretendem levar a cabo, vai além das marcadas para a noite de dia 30 de setembro. Sob o mote, “Ciência para todos”, vão realizar mostras de documentários, trabalhar com os alunos das escolas da região de Coimbra em projetos de investigação e ainda levar a ciência às universidades seniores.

Esta iniciativa, fruto de uma parceria entre o Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC e a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, pretende ainda ajudar a revitalizar a baixa, através das várias atividades, que em combinação com os lojistas, têm programadas para o próximo dia 30.

Assunção Ataíde, presidente da Agência para a promoção da baixa de Coimbra, acredita que tanto o mundo científico como a baixa só têm a ganhar com esta parceria.

Em paralelo com a Noite Europeia dos Investigadores de Coimbra, realiza-se no Coimbra Shopping, entre os dias 16 e 29 de setembro, mais uma exposição do Ciclo de Exposições, “O que se Investiga na UC?”, que pretende divulgar os Projetos de investigação desenvolvidos na Universidade de Coimbra.

Nesta exposição, o Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos (CEMMPRE) e o Instituto para Sustentabilidade e Inovação em Engenharia das Estruturas (ISISE) apresentarão os seus Projetos mais relevantes.

Fotografia: resdes sociais da Noite Europeia dos Investigadores

PARTILHAR: