[object Object]

Encontros Mágicos prometem arrebatar mais público e surpreender

A magia está de regresso a Coimbra, de 20 a 25 de setembro, com os Encontros Mágicos, o maior e mais antigo festival de magia que se realiza em Portugal. Este ano vai contar com 16 artistas, de nove nacionalidades, provenientes de três continentes.

A Magia de Rua acontecerá em espaços como a Praça 8 de Maio, a Rua Visconde da Luz, a Rua Ferreira Borges, a Praça do Comércio e o Parque Vale das Flores. Almalaguês, São Silvestre, Torres do Mondego e Assafarge são as freguesias periurbanas e rurais que também vão acolher a Magia de Rua.

A novidade da edição deste ano é a retoma à normalidade. A vigésima sexta edição do festival voltará à sua versão pré-pandémica, pelo que não há necessidade de reserva de bilhetes para os espetáculos de rua.

Luís de Matos, o mágico que surgia na televisão dos portugueses com programas de ilusionismo, continua a organizar o festival. O produtor tem como objetivo fazer chegar o interesse pela magia ao maior número de pessoas.

Da programação não vai faltar a Magia na Escuridão, acontece na Blackbox do Convento São Francisco. As duas galas internacionais têm lugar no Grande Auditório do Convento São Francisco, a primeira na sexta-feira, dia 23, a segunda no sábado, dia 24. Ambas iniciam às 21h30.

O organizador realça a qualidade dos espetáculos. Luís de Matos afirma que metade dos mágicos fará estreia em Coimbra. Alguns dos mágicos são mesmo premiados do último campeonato do mundo de magia que aconteceu há dois meses.

O programa da festa da magia, em Coimbra, tem sempre uma componente social com apresentações em instituições da cidade. Nesta edição pretende-se beneficiar as que trabalham com crianças e jovens.

A Magia Solidária vai estar na Casa da Infância Dr. Elysio de Moura, no Lar de São Martinho do Bispo e no Colégio dos Órfãos de São Caetano. O diretor da Divisão de Cultura e Promoção Turística da Câmara Municipal de Coimbra, Paulo Pires, explica as razões da escolha.

O presidente do Município de Coimbra, José Manuel Silva, tem a seu cargo o pelouro da Cultura. O autarca voltou a referir os impactos que a pandemia e a guerra na Ucrânia tiveram nas contas da autarquia, na conferência de Imprensa de apresentação da programação dos Encontros, em 13 de setembro.

O défice somado de nove milhões, segundo o presidente da câmara, acaba por limitar a capacidade que a autarquia tem de apoiar os movimentos culturais.

As aulas de magia para crianças dos seis aos doze anos continuam, Vão existir três turmas, uma delas para crianças com necessidades especiais. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 239 702 630 ou para o e-mail [email protected]

Na próxima terça-feira, dia 20, o Salão Nobre dos Paços do Concelho acolhe a abertura oficial dos Encontros Mágicos. Meia hora depois dá-se início à Magia de Rua na Praça 8 de Maio.

Recorde-se que foi em 1992 que a Câmara Municipal de Coimbra organizou o 1.º Festival Internacional de Magia. O programa completo do evento deste ano, que vai decorrer de 20 a 25 deste mês, pode ser consultado aqui.

Fotografia: CMC

PARTILHAR: