[object Object]

Ainda reticente, reitoria “cumpre com a sua palavra” e reinsere prato social nas cantinas rosas

Direção-Geral congratula-se pela conquista e garante que vai perceber se este reforço é suficiente para dar vazão às necessidades dos estudantes. Por outro lado, Amílcar Falcão continua a ter dúvidas quanto à necessidade de reintroduzir a refeição na ementa.

Dois anos após o fim do prato social na Cantina São Jerónimo, que coincidiu com o fecho da Universidade de Coimbra (UC) a propósito da pandemia da covid-19, a refeição regressa à ementa do estabelecimento. A decisão foi comunicada pela Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) através das redes sociais e remete para um acordo com a reitoria que já havia sido tornado público em Assembleia Magna.

João Caseiro, presidente da DG/AAC, lembra que a falta de refeição social nas cantinas rosas gerou muita indignação por parte da comunidade estudantil. De acordo com o estudante da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), a DG/AAC esteve sempre empenhada em discutir o assunto com a reitoria e com os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC).

No entanto, Amílcar Falcão, reitor da UC, acredita que a retirada do prato social das cantinas rosas nunca foi um problema, uma vez que a procura pelos SASUC decresceu com a pandemia.

João Caseiro, por sua vez, crê que a procura pelo prato social diminuiu porque a oferta foi reduzida e os estudantes, cientes de que teriam de esperar muito tempo nas filas das cantinas, começaram a optar por alternativas.

Com o arrancar de um ano letivo que se prevê “normal”, o reitor afirma que a reintrodução do prato social nas cantinas rosas é agora justificada e frisa que, desta forma, a UC cumpre com o que se comprometeu.

Ainda assim, o dirigente da UC desconfia que a pandemia alterou os hábitos dos estudantes e confessa-se reticente quanto à decisão.

Já o presidente da DG/AAC não tem a certeza se a retoma do prato social na Cantina São Jerónimo é suficiente para satisfazer as necessidades da comunidade estudantil. O estudante da FPCEUC garante que a DG/AAC vai monitorizar a situação em diálogo com os SASUC.

No comunicado divulgado ao longo da manhã de segunda-feira, dia 12 de setembro, a DG/AAC escreve que “a nossa luta e trabalho conjuntos reverteram um ciclo de regressão no número de cantinas com a oferta desse prato” e conclui que “através da reivindicação e do diálogo foi possível”.

PARTILHAR: