![[object Object]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2022%2F09%2F09175637%2FFoto1.jpg&w=3840&q=75)
Câmara de Coimbra realiza primeiro “Ateliê de música e jogos didáticos da população migrante”
Bem cedo o espaço encheu-se de crianças que vieram do Centro Social e Cultural 25 de Abril. A recebê-los estava a vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Cortez Vaz.
O “I Ateliê de música e jogos didáticos da população migrante”, realizou-se hoje de manhã no Mercado Municipal D. Pedro V. No final, a vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Ana Cortez Vaz, fez um balanço para a RUC.
Jogos de tabuleiro, xadrez no solo e jogos de sensibilização para os perigos da Internet bem como jogos dos Direitos Humanos fizeram as delícias dos pequenos. Olena Petryk, ucraniana, há 21 anos a morar em Portugal, tem visto chegar à cidade compatriotas, sobretudo mulheres e crianças, que fogem da guerra na Ucrânia. Falou à comunicação social sobre os objetivos do encontro.
Os perigos da Internet foi um dos temas tratados pela Polícia de Segurança Pública (PSP). O agente Agostinho faz parte da equipa Escola Segura da PSP. Aos mais pequenos falou dos cuidados a ter com as redes sociais. Não devem partilhar fotografias, nem palavras-passe e muito menos aceder a ‘links’ “manhosos”, recomendou. Para a RUC salientou a importância do controlo parental.
O Centro Social e Cultural 25 de Abril está na Rua da Sofia. Ao longo dos anos tem sido frequentado essencialmente por crianças da que é hoje a União de Freguesias de Coimbra. Há uns anos a esta parte tem acolhido crianças de várias nacionalidades. Sara Campos, diretora técnica fala-nos dos países de origem das crianças presentes no encontro.
O ateliê contou também com músicas na voz de Luís Travassos e canções da população migrante ucraniana acompanhadas pelo acordeonista Khrystofor. O Coral Quecofónico do Cifrão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra encerrou a manhã.
Durante o encontro houve até um pedido de casamento da parte do mestre de xadrez Dmytro que foi prontamente aceite pela noiva.
Fotografias: Isabel Simões e CMC
PARTILHAR:
