[object Object]

Equipa de Xadrez da AAC cai para a 2ª Divisão

Aposta na ‘prata da casa’ é insuficiente para fazer face ao investimento das equipas de topo nacional. Apesar da despromoção, dirigente destaca “resultados bastante positivos”.

A equipa principal da secção de Xadrez da Associação Académica de Coimbra desceu ao segundo escalão nacional da modalidade. No Campeonato Nacional por equipas da 1ª Divisão, que se realizou entre 16 e 22 de julho no Centro de Artes de Ovar, os jovens academistas acabaram por ficar em 8º lugar.

Em entrevista à RUC, Eduardo Nunes, vice-presidente da Secção de Xadrez da Associação Académica de Coimbra (SX/AAC), explica que, tendo em conta a atual realidade da modalidade em Portugal, o desempenho da equipa até foi melhor do que seria expectável.

O dirigente realça que o xadrez português é hoje um desporto muito mais profissionalizado e, por isso, a Académica não tem argumentos para fazer frente a outras equipas. Assim, a aposta da AAC tende a incidir ‘na prata da casa’.

Eduardo Nunes afirma que, na próxima temporada, o objetivo passa pelo regresso à 1ª Divisão. Para isso, o responsável dá destaque à manutenção de muitos dos nomes que fizeram parte desta “caminhada” no primeiro escalão (que voltarão com ainda mais experiência) e menciona a necessidade de alargar o orçamento da secção.

Embora a queda à 2ª Divisão acabe por marcar a temporada, a SX/AAC não faz um balanço negativo. No rescaldo da pandemia, que acabou por converter muitas pessoas à modalidade, Eduardo Nunes salienta o trabalho desenvolvido nas camadas jovens e lembra ainda a conquista da 3ª Divisão por parte da equipa B.

Nas 9 rondas de jogo, a Académica apenas conseguiu somar 14 pontos, a um ponto do Círculo de Xadrez de Montemor-o-Velho/CTGA, que garantiu a manutenção. O título nacional acabou nas mãos do A.XAT Montemor-o-Novo.

A entrevista completa pode ser ouvida através do link acima.

(Fotografia: Federação Portuguesa de Xadrez)

PARTILHAR: