[object Object]

Estudantina participa em Festival de Tunas na Colômbia

A Estudantina anunciou a sua participação no “Primer Certamen Internacional de Tunas «Summer – C»”, o primeiro festival organizado pela Tuna Universitaria de la Universidad Nacional de Colombia. O presidente da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra apontou a falta de apoio aos grupos académicos na participação em eventos internacionais.

O “Primer Certamen Internacional de Tunas «Summer – C»” vai ter lugar na capital colombiana, Bogotá, nos dias 29 e 30 de julho, e conta com a participação de 10 grupos académicos provenientes da Colômbia, Perú, Espanha e, claro, a Estudantina Universitária de Coimbra a representar Portugal. A Estudantina ainda vai participar num espetáculo na Universidade de Bogotá, que, aproveitando a visita do grupo à capital, fez-lhe um convite.

A RUC esteve à conversa com Pedro Andrade, presidente da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra (SF/AAC), que revelou que, há cerca de 10 anos, a Estudantina encontrou-se com a Tuna Universitaria de la Universidad Nacional de Colombia, num festival de tunas. Segundo Pedro Andrade, a tuna colombiana gostou da música que a Estudantina apresentou e, por isso, em 2019, convidou-a para o evento, que estava programado para 2020, mas foi adiado, devido à situação pandémica.

Pedro Andrade considera que, no estrangeiro, “há uma grande curiosidade” pelo Fado de Coimbra. O presidente da SF/AAC não tem dúvidas que a participação da secção em eventos internacionais aumenta a procura pela música tradicional de Coimbra e “engrandece o país, a cidade e a academia”.

O entrevistado refere que os grupos da secção têm, desde a sua origem, a ânsia de “ir ao estrangeiro e divulgar aquilo que se faz de melhor em Coimbra e na cultura portuguesa”.

Contudo, Pedro Andrade diz que, nos últimos anos, tem sido mais difícil fazer digressões, o que motiva a secção a trabalhar ainda mais para conseguir ter experiências internacionais.

Segundo Pedro Andrade, faltam apoios às deslocações e à divulgação externa e interna dos eventos internacionais para os quais a secção é convidada. O presidente da SF/AAC afirma que, por vezes, a importância do fado de Coimbra e suas ramificações é pouco reconhecida dentro das portas da academia de Coimbra.

Por fim, Pedro Andrade, anunciou que, entre os projetos futuros dos grupos da SF/AAC, está o lançamento de alguns álbuns “que já estão a ser trabalhados há algum tempo”, durante o próximo ano letivo.

PARTILHAR: