Imagem principal
12.07.2022POR Laura Rojo

Equipa de investigadores da Universidade de Coimbra desenvolve novo aerogel para fins médico-farmacêuticos

O projeto “SterilAerogel” foi coordenado por Mara Braga, e conta dar uma resposta a problemas de saúde que afetam principalmente a população mais idosa.

Desde 2017 que está a ser desenvolvida uma solução médico-farmacêutica inovadora. Entitulada de “SterilAerogel”, este é um aerogel, ou seja, um hidrogel sem água, que é utilizado na regeneração de tecidos e curamento de feridas, e que conta com maior resistência e uma menor taxa de rejeição. À conversa com a Rádio Universidade de Coimbra, Mara Braga explicou mais aprofundadamente esta definição de aerogel e o seu funcionamento.

Para além da área da saúde, o “SterilAerogel” tem potencial para outras aplicações, e devido ao seu carácter inovador, perguntámos se existia alguma previsão para a disponibilização do aerogel no mercado. Mara Braga respondeu, explicando que de momento só produzem pequenas doses para fins laboratoriais, e que seria preciso um maior investimento financeiro.

Nos últimos cinco anos de desenvolvimento deste projeto, a equipa contou com a ajuda e financiamento da Fundação da Ciência e Tecnologia e do Centro de Neurociências e Biologia Celular. No entanto, existiram desafios a ultrapassar, principalmente durante o período pandémico, que resultou numa falta de mão de obra, assim explica a coordenadora da investigação.

Já no final da entrevista, Mara Braga elogia os investigadores portugueses. “Muito bem formados” e “Investigação sustentada e competitiva” foram alguns dos adjetivos utilizados. No entanto, também é feito um apelo ao Estado Português para reconhecer o talento e esforço destes profissionais.

O novo aerogel é natural, sem resíduos químicos e é completamente esterilizado de forma a que não se percam as suas características físico-químicas. Neste momento, está a ser encerrada a fase de divulgação da investigação do “SterilAerogel”.

(Fotografia: Diário de Coimbra)

PARTILHAR: