Imagem principal
09.07.2022POR António Monteiro

PS manifesta-se contra “inevitável desmantelamento dos SMTUC”

Partido Socialista aponta processo de internalização dos SMTUC na Câmara de Coimbra como “início de uma estratégia de privatização” e que José Manuel Silva “ficará na história por ter destruído o serviço público de transportes urbanos de Coimbra”.

O Partido Socialista condenou a nova estrutura dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) que, segundo proposta do presidente da Câmara, José Manuel Silva, serão internalizados no Departamento de Mobilidade da Câmara Municipal para tornar a gestão “mais flexível e ágil”.

Numa conferência de imprensa onde estiveram presentes os vereadores Regina Bento, Carina Gomes, José Dias e Hernâni Caniço, o PS apontou esta internalização como uma “traição” aos conimbricenses por parte do presidente da Câmara por “tal medida não estar expressa no programa eleitoral do Juntos Somos Coimbra. “

“Ou há despedimentos ou não há poupanças”

A conferência surgiu após José Manuel Silva garantir que não iria haver despedimentos durante o processo de mudança estrutural dos serviços municipalizados e que, caso houvesse, o município pouparia 800 mil euros em custos com pessoal. Tendo em conta que a nova estrutura orgânica apresentada por José Manuel Silva apresentará mais departamentos, divisões e gabinetes, a vereadora do PS desafiou o executivo a mostrar publicamente onde estão as poupanças anunciadas pelo presidente da CM após esta mudança.

Para Regina Bento, não se percebe como José Manuel Silva apresenta a poupança nos encargos com remunerações como fundamentação para esta internalização e ao mesmo tempo não pretende fazer despedimentos dentro dos trabalhadores dos SMTUC.

A vereadora Carina Gomes questionou ainda a estratégia do executivo de “ocultar o despedimento de 41 trabalhadores” integrando-os em áreas mais necessitadas da Câmara.

Com este processo, o PS defende que “está claramente em marcha” uma estratégia de privatização dos SMTUC. Para Carina Gomes, esta privatização apenas levará a que as populações saiam prejudicadas por não serem “rentáveis” as linhas de transportes periféricas.

A vereadora Regina Bento, que foi no último mandato de Manuel Machado presidente do Conselho de Administração dos SMTUC, fez a comparação com outros municípios com serviços de transporte semelhantes a Coimbra, recorrendo aos exemplos de Braga e do Barreiro para apontar que mais nenhuma autarquia “fez este caminho”. Recorde-se que José Manuel Silva havia já apontado o Barreiro como ponto a favor da sua proposta, defendendo que este município tem muito menos pessoal administrativo e mais motoristas, proporcionalmente, quando comparado a Coimbra.

Apenas união entre forças políticas impedirá avanço da proposta

A internalização dos SMTUC terá ainda de ser aprovada em Assembleia Municipal. O PS deixou um apelo a que as restantes forças políticas “se unam” para rejeitar a proposta apresentada pelo executivo de José Manuel Silva e impedir o que os socialistas consideram ser “o desmantelamento dos SMTUC”.

Esta segunda-feira, a proposta será analisada e discutida em reunião de Câmara, seguindo a 18 de julho à Assembleia Municipal, onde será votada.

PARTILHAR: