[object Object]
06.07.2022POR Informação RUC

Nova estrutura orgânica da CMC tem como foco a internalização dos SMTUC

O departamento de Mobilidade de Trânsito e Transportes é a principal novidade da nova estrutura orgânica da Câmara Municipal, aqui José Manuel Silva salienta a inclusão da internalização dos SMTUC.

Decorreu esta quarta-feira, 6 de julho, na Sala Nobre da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), a conferência que visou a apresentação da nova proposta da macro estrutura orgânica da Câmara Municipal de Coimbra.

Estiveram presentes na conferência, o presidente da Câmara Municipal da cidade, José Manuel Silva, as vereadoras Ana Bastos e Ana Cortez Vaz e o vereador Miguel Fonseca.

Com a criação da unidade orgânica nuclear especificamente ligada ao serviço de competências na área de mobilidade de trânsito e transportes, as tarefas relativas aos recursos humanos, serviços financeiros e jurídicos dos SMTUC vão ser distribuídas internamente pelas várias unidades orgânicas da autarquia o que vai gerar poupanças, salienta José Manuel Silva.

Não haverá despedimentos, uma vez que pessoas pertencentes ao corpo de trabalhadores da SMTUC, vão ser deslocadas para outros departamentos, afirma o presidente da CMC.

Haverá sim uma redução do número de chefias, ou seja vai passar a haver apenas uma chefia e também, com a internalização destes funcionários dos SMTUC e dos recursos humanos nas instalações da CMC vão deixar de haver mais contratações exteriores, salienta.

Ainda, segundo José Manuel Silva, os transportes urbanos continuam a existir, em termos práticos. No entanto, na teoria, os SMTUC vão deixar de ser um serviço municipalizado e vão passar a fazer parte de um departamento cuja gestão vai ser muito mais simples e flexível.

A vereadora da mobilidade e transportes, Ana Bastos, enalteceu a maior facilidade de articular todas as operadoras de transporte internas ou privadas, como a Metro Mondego, os SMTUC, as trotinetes e bicicletas, entre outros, dentro da mesma gestão do departamento de mobilidade.

O presidente não deixa de sublinhar, que não é intenção da Câmara Municipal aumentar o quadro de pessoas empregadas na mesma. O importante é gerir melhor os recursos de acordo com o quadro de pessoal que já está previamente definido. Assim pretendem, com a recolocação das pessoas empregadas nos SMTUC, reforçar os outros departamentos da autarquia.

O objetivo desta macro estrutura é adaptar a orgânica dos serviços municipais aos novos desafios do concelho e às estratégias do novo executivo.

Para além disso, vai haver o surgimento de novas áreas, passando de 15 para 18, como o desenvolvimento económico, empreendedorismo, competitividade e investimento e também no âmbito do ambiente e sustentabilidade.O reforço de outras áreas já existentes, como é o caso do desporto, da educação, do turismo e da juventude também está previsto.

Assim, a proposta das 18 estruturas nucleares vai ser analisada e votada na próxima reunião de Câmara que vai decorrer na segunda-feira, dia 11 de julho. Depois a Assembleia Municipal de dia 18 de julho também vai analisar e votar a nova estrutura da Câmara Municipal de Coimbra.

PARTILHAR: