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Congresso Internacional dá palco ao papel das escolas na transformação da sociedade

Organizado pela Universidade de Coimbra, o III Congresso Internacional “Territórios, Comunidades Educadoras e Desenvolvimento Sustentável”, reforçou a necessidade de pensar na inovação nas práticas pedagógicas e na reconfiguração dos espaços físicos.

O Teatro Paulo Quintela, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, acolheu o III Congresso Internacional, com a temática da “Transferência de Competências na Educação: Potencialidades, Problemas e Desafios”, com um programa que contou com a participação de várias entidades.

Os congressos têm-se realizado com uma regularidade entre quatro a quatro anos, com o primeiro a acontecer em 2014. Luís Alcoforado, investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20), em declarações à Rádio Universidade de Coimbra, realçou as ideias condutoras para estes três Congressos.

Com o congresso a acabar hoje, o investigador reforça a necessidade de pensar na inovação das práticas pedagógicas e na reconfiguração dos espaços físicos. No evento, estiveram hoje presentes duas equipas de alunos da Universidade de Coimbra, que foram convidados a refletir sobre o que que gostariam que fosse mudado nas suas escolas.

Luís Alcoforado confessa que é fundamental existirem boas escolas onde os pais acreditam ser um bom espaço de aprendizagem para os filhos, para que possa haver um desenvolvimento mais equilibrado da cidade.

O investigador destaca ainda que as escolas constituem-se como centros de desenvolvimento integrado para todas as dimensões, com preocupação na sustentabilidade.

Fotografia: facebook da FLUC

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