[object Object]

Baixa recebe Conversas Inquietas com o tema “Cuidado, Pandemia e Academia”

A primeira de sete “Conversas Inquietas” chegam esta semana à Baixa de Coimbra e decorrem até outubro, revelou hoje a organização. “Cuidado, Pandemia e Academia” é o primeiro tema do Festival Linha de Fuga. A conversa tem como objetivo levar as pessoas a refletirem sobre a nova normalidade depois da pandemia, com uma especial atenção […]

A primeira de sete “Conversas Inquietas” chegam esta semana à Baixa de Coimbra e decorrem até outubro, revelou hoje a organização. “Cuidado, Pandemia e Academia” é o primeiro tema do Festival Linha de Fuga. A conversa tem como objetivo levar as pessoas a refletirem sobre a nova normalidade depois da pandemia, com uma especial atenção às situações de vulnerabilidade que existem no mundo.

A primeira conversa do evento vai contar com a presença de Catarina Saraiva, curadora da Linha de Fuga, Cristina Vieira, professora da Faculdade de Psicologia, com o filósofo João Maria André e com o aluno de mestrado Pedro Cosme. A antropóloga Rita Alcaire, vai ser a moderadora do debate.

Em declarações à RUC, João Maria André salientou que já há alguns anos que o tema das éticas do cuidado tem sido uma das suas maiores preocupações. Destacou ainda que para as Conversas Inquietas o tema fundamental da sua reflexão vai ser o cuidado das pessoas em situações de vulnerabilidade.

João Maria André confessa que o seu maior objetivo para amanhã é ajudar as pessoas a refletirem sobre o mundo, assim como aprender com as pessoas ao seu redor. Com esta conversa, o filósofo pretende não ensinar mas sim aprender através de uma reflexão com os participantes.

O filósofo realça ainda que o evento é importante não só para o Festival e para os artistas, como também para Coimbra, que “não tem tido uma estratégia cultural definida”, confessa João Maria André.

Este projeto estão enquadradas num trabalho conjunto entre ativismo e teoria numa parceria entre a Universidade Popular Empenho e Arte – Centro e o coletivo Mundus.

As ‘Conversas Inquietas’ começam já esta quinta-feira, às 18 horas, e vão decorrer mensalmente até ao final do Festival Linha de Fuga. O acesso é livre e as pessoas vão poder assistir presencialmente na Rádio Baixa ou acompanhar em direto no Facebook do Festival.

(Fotografia: Linha de Fuga)

PARTILHAR: