Miguel Valença apresentado como treinador da Briosa com o objetivo de ficar nos 4 primeiros lugares
Objetivo da Académica 2022/2023 é acabar nos primeiros quatro. Preparar a próxima temporada é uma prioridade para Miguel Ribeiro.
Decorreu hoje (21) pelas 18:00 no Estádio Cidade de Coimbra, a apresentação do novo treinador da Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol (AAC-OAF).
Miguel Valença de 32 anos é o escolhido pelo novo presidente Miguel Ribeiro para liderar a equipa na Liga 3. O antigo guarda-redes da AAC-OAF volta a casa depois de ter jogado na Briosa até aos sub-15. Este vai ser o 5º clube treinado por Miguel Valença depois de ter estado ao comando dos sub-19 do Nogueirense, dos seniores do Oliveira do Hospital, do Anadia e do Real Massamá.
Miguel Ribeiro foi o primeiro a falar aos presentes na sala de imprensa do Estádio Cidade de Coimbra. O novo presidente do OAF começou por afirmar que o treinador apresentado encaixa no perfil que prometeu nas eleições. Um treinador jovem, ambicioso, conhecedor da Liga 3 e que possa desenvolver jovens jogadores da formação.
“Top four” é o objetivo
O presidente da Briosa destacou que a formação da equipa está num contra relógio, numa altura em que muitas equipas estão já preparadas. Nesse sentido, o objetivo da Académica é preparar a época 2023/24, garantindo esta época a manutenção com a qualificação para o grupo dos primeiros 4 lugares, o que assegura a manutenção na Liga 3. Uma manutenção que pode ser mais apetitosa tendo em conta que um lugar nos primeiros quatro dá acesso à fase de subida à Liga 2.
Miguel Ribeiro explicou à Rádio Universidade de Coimbra (RUC) os contornos do contrato com Miguel Valença. Um ano de duração que passa automaticamente a dois caso a equipa alcance o 4º lugar.
Uma carreira começada na baliza
Quem é Miguel Valença? Comecemos pela sua carreira como jogador. O novo treinador da “Mágica” fez carreira enquanto jogador entre os campeonatos nacionais e a Distrital, com passagens na AD Nogueirense, GD Moinhos, União de Coimbra e Naval 1º de Maio. Pelo meio ainda experimentou o futsal por uma temporada, tendo jogado no principal escalão do futsal português durante na época no Centro Social São João, clube de São Martinho.
De Nogueira do Cravo até à capital do Mondego
Miguel Valença começou a carreira enquanto treinador nos sub19 da AD Nogueirense, tendo dado o salto para o futebol sénior pela “mão” do Oliveira Hospital Futebol Clube. Em duas temporadas na “Beira Alta”, Miguel Valença obteve de forma consecutiva a manutenção no Campeonato de Portugal. O terceiro clube de Miguel Valença foi o Anadia, onde esteve até aos últimos minutos da temporada na luta pela subida à Liga 3. Na última temporada Miguel Valença esteve dividido entre o Anadia e o Real Sport Clube. Com 32 anos Miguel Valença tem o maior desafio da sua curta carreira.
Foi com este currículo com que Miguel Valença se apresentou no Estádio Cidade de Coimbra.
A Académica precisa dos adeptos
Miguel Valença começou por agradecer a oportunidade dada pelo presidente da Briosa e afirmou rapidamente que a AAC-OAF está numa liga que não é a “sua”. Para sair da atual situação Miguel Valença não tem dúvidas: A Académica precisa dos adeptos como 12º jogador.
O novo técnico da Briosa descreveu de seguida a competição em que a equipa vai participar. O primeiro objetivo é ficar nos quatro primeiros da primeira fase de forma a assegurar a manutenção na Liga 3, para depois jogar a fase final que decorre a partir daí.
A forma como a equipa se vai apresentar em campo é ainda incerta para Miguel Valença, dado que a equipa não está ainda formada. O novo treinador da Briosa quer que a equipa dê espetáculo com um futebol de ataque e que tenha capacidade para chamar os adeptos. Pelo meio o objectivo passa pôr potenciar jogadores jovens da formação.
Belenenses, Vitória Futebol Clube e Leiria são clubes históricos que vão jogar na série da Académica. Para Miguel Valença este facto traz competitividade e visibilidade à Liga 3
Equipa técnica – Associação Académica de Coimbra / OAF – Temporada 2022/2023.
Treinador Principal: Miguel Valença
Treinador-Adjunto: Sérgio Grilo
Treinador-Adjunto: João Alves
Preparador Físico – Luís Valada
Treinador de Guarda Redes – Marco Santos
Treinador Residente – Pedro Miguel Borges
A pré-época da Briosa começa a 11 de Julho, com 8 e 9 a serem dedicados à realização dos exames médicos.