[object Object]

Presidente do IPC confia na decisão do Parlamento sobre Institutos Politécnicos outorgarem doutoramentos

Nas próximas quinta e sexta-feira, a Assembleia da República vai discutir a possibilidade de os institutos politécnicos conferirem o grau de doutoramento. Jorge Conde, presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, “está tranquilo” e não tem dúvidas de que “vai acontecer”.

Incluída na lei desde 2018, a possibilidade de os institutos politécnicos outorgarem doutoramentos nunca se concretizou por falta de regulamentação da lei. De acordo com o jornal Público de 16 de junho deputados do Partido Socialista (PS) propuseram discutir na Assembleia da República uma Iniciativa Legislativa de Cidadãos (ILC) nesse sentido.

O presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Jorge Conde, à margem da tomada de posse dos órgãos de gestão da Coimbra Business School | Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Politécnico de Coimbra (ISCAC), mostrou-se otimista em relação ao resultado da discussão da Assembleia da República.

O documento da ILC propõe também a adoção da designação de universidade politécnica em substituição de instituto politécnico para as instituições de ensino superior politécnico. No discurso que encerrou a tomada de posse do ISCAC, Jorge Conde, reforçou a necessidade da alteração dando exemplo do que já acontece “em quase toda a Europa”.

À RUC afirmou estar convencido que as duas matérias, doutoramentos e designação, vão passar na Assembleia da República.

O presidente do IPC realça que o principal objetivo do conjunto das Escolas que dirige passa por ser uma instituição “ligada ao território”. Levar estudantes e professores para o terreno e contribuir para tornar a Região de Coimbra mais resiliente e competitiva é uma missão que a instituição não descura.

Jorge Conde, lembrou investimentos em curso no campus das várias Escolas do IPC, como a primeira fase da Casa do Bispo e a nova cantina e cafetaria na Escola Superior de Educação de Coimbra. Já a construção de novas residências para estudantes com 400 camas em Coimbra e 100 em Oliveira do Hospital, aguarda financiamento.

A descentralização da formação no polo da Lousã com a Escola da Floresta e o crescimento da formação em Cantanhede foram destaque importante na conversa com a RUC..

Sobre a matéria de possibilitar doutoramentos nos institutos politécnicos e da alteração de designação dessas instituições, o CRUP – o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas pronunciou-se ontem, sexta-feira, em comunicado.

Os reitores das universidades portuguesas consideram que “a proposta apresentada contém uma contradição insanável” e adiantam que o documento da Iniciativa Legislativa de Cidadãos “pretende valorizar o ensino politécnico e manter o sistema binário, mas propõe uma solução que hierarquizará o sistema em universidades de primeira e universidades de segunda”.

O comunicado menciona ainda que “O CRUP espera que a proposta apresentada seja devidamente analisada e discutida, com o envolvimento de todas as Instituições do Ensino Superior. ”

PARTILHAR: