![[object Object]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2022%2F06%2F17211013%2Francho-foto-e1655500284894.jpg&w=3840&q=75)
Encontro Nacional de Etnografia e Folclore volta a Coimbra passados cinco anos
A Orquestra Típica e Rancho da Secção de Fado da Associação Académica da Universidade de Coimbra organiza o XXVI Encontro Nacional de Etnografia e Folclore na cidade de Coimbra. O evento não era realizado à cinco anos e contará com grupos não académicos de diferentes localidades do país.
Ocorre nos dias 17 de 18 de junho o Encontro Nacional de Etnografia e Folclore. Às 21:30h de sexta-feira, dia 17, começou o Sarau com diversas atuações dos grupos da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra (SF/AAC). No dia seguinte, sábado, às quatro da tarde, a animação irá começar com com o grupo de Gaiteiros.
Durante todo o resto da tarde a Orquestra Típica e Rancho da SF/AAC convida à participação numa tarde de jogos típicos, feira de artesanato e feira de gastronomia, tudo com produtos típicos.
Manuel Marques, membro da Secção de Fado, descreve como é que o evento se vai desenrolar.
O estudante de economia lembra que o evento, que não é festejado há cinco anos, é organizado pela Orquestra Típica e Rancho da SF/AAC, uma das poucas do país.
O estudante explica que já tinha sido organizado um evento em outubro, com outros grupos académicos. O evento, que começa hoje, terá a participação de grupos não académicos de diferentes localidades do país.
O membro da secção de fado espera adesão ao evento por parte dos estudantes. Adianta ainda que a data do Encontro Nacional de Etnografia e Folclore foi escolhida de forma a puder tirar partido do apoio logístico e financeiro da Queima das Fitas.
Daniel Tadeu, presidente da mesa da Assembleia Magna da AAC, enaltece o trabalho que os grupos culturais demonstram com regularidade. Para o aluno de mestrado da Faculdade de Letras, é um trabalho único pelo qual os estudantes de Coimbra se devem orgulhar.
Tadeu realça a importância do encontro geracional que se pôde assistir na montagem dos equipamentos técnicos. Para o dirigente ganham os estudantes, a Academia e a cidade com a partilha de conhecimento entre os mais velhos e os mais novos.
A agenda do festival conta ainda com um baile, pelas 21:30h, no dia 18 de junho.
PARTILHAR:
