[object Object]
11.06.2022POR Inês Santos

Conselho Fiscal revoga congelamento de verbas à Secção de Gastronomia

Apesar de não conseguir explicar desaparecimento de 580€, ainda a ser investigado pela Comissão Disciplinar, Secção de Gastronomia volta a ter acesso às verbas congeladas pelo Conselho Fiscal.

Após ter tido a sua atividade interrompida durante dois anos, a Secção de Gastronomia da Associação Académica de Coimbra (SG/AAC) notou o desaparecimento da caixa de fundos que tinha sido guardada na sua sala. A situação foi comunicada à Comissão Disciplinar e foi iniciada uma investigação que procura apurar o que aconteceu aos 580,42 euros em falta.

Em conversa com a RUC, Liliana Pinho, vice-presidente do Conselho Fiscal, explica que, no dia 15 dezembro de 2021, foi divulgado um parecer do Pleno das Secções Associativas que constituem o órgão que deliberava que o montante ficaria congelado temporariamente e que as verbas internas não seriam atribuídas à secção até ao final da investigação.

Ao Conselho Fiscal foi dito que a investigação, assumida pela Comissão Disciplinar, seria um processo moroso. Já no mandato da Comissão Disciplinar atual, os membros começaram, no mês de maio, a ouvir os primeiros inquiridos.

Na última reunião, o Pleno das Secções Associativas do Conselho Fiscal considerou que o descongelamento das verbas internas da secção não era um problema para a investigação. Por isso, e porque a secção tem vindo, segundo a vice-presidente do Conselho Fiscal, a apresentar contas em ordem, foi decidido o revogar do congelamento das verbas.

O presidente da Secção de Gastronomia, Vítor Sanfins, em entrevista à RUC, referiu que não fazia sentido a secção continuar a não receber “o fruto do trabalho” por “questões alheias” à atual direção.

Vítor Sanfins realçou as várias dificuldades provenientes do congelamento das verbas internas, como a falta de recursos para a compra de materiais ligados à gastronomia (que seriam usados em torno de formações), a compra de lonas, entre outros aspetos.

O dirigente referiu ainda a falta de meios económicos necessários para a concretização de uma futura atividade realizada em conjunto com a Secção de Fado da AAC.

Neste momento, o Conselho Fiscal já deu parecer positivo às contas apresentadas pela Secção de Gastronomia, mesmo estando a investigação ainda em curso.

(Fotografia: Jornal Universitário ‘A Cabra’)

PARTILHAR: