[object Object]

Rui Nabeiro viveu “um momento de emoção infinita” no doutoramento “Honoris Causa” da UC

“Esta casa também é minha”, foi assim que Rui Nabeiro terminou o discurso de solicitação do doutoramento “Honoris Causa” pela Universidade de Coimbra, hoje, na Sala dos Capelos.

Nas comemorações dos 30 anos da licenciatura em gestão de empresas da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), a instituição propôs a atribuição do doutoramento Honoris Causa a Rui Nabeiro, fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés e o Senado da Universidade de Coimbra (UC) aprovou.

O agraciado não escondeu a perplexidade pela atribuição da distinção a alguém que, como ele, nasceu numa vila do interior alentejano, em Campo Maior, perto da fronteira, num Portugal de “pobreza, analfabetismo e insegurança médica”. Foram de agradecimento as palavras que proferiu.

Aos 91 anos o comendador afirmou estar a viver “um momento de emoção infinita“ e que o mesmo lhe dava “um impulso feliz e generoso” para continuar a sua “já longa caminhada”. À comunicação social, à margem da cerimónia, Rui Nabeiro revelou que ainda não deixou de sonhar e espera concretizar mais obra.

Apesar de nunca ter frequentado uma universidade, os pais tinham origem humilde, o comendador não descura a importância da Escola. Aos jornalistas realçou a importância do conhecimento, quer na família, quer nos trabalhadores. “Sou um sonhador do ensino”, disse.

Coube a António Martins, docente da FEUC fazer o elogio do doutorando. Para além de invocar as características empresariais do fundador do grupo Delta, foram as qualidades humanas e de solidariedade social que estiveram em relevo. Segundo o docente, em 2019 o grupo Delta produziu um valor acrescentado bruto de 38,5 por cento do montante dos negócios, muito acima dos 21,9 por cento da média nacional. No que respeita aos lucros, uma parte financia, entre outras obras de caráter social, a “Coração Delta” – Associação de Solidariedade Social, lembrou.

Para os jornalistas, o reitor da UC, Amílcar Falcão, enalteceu a pessoa “excecional” que é Rui Nabeiro e evidenciou o papel do homem e do empresário que se preocupa com os outros.

Margarida Mano, docente da FEUC apresentou o proponente, o também professor na mesma Faculdade, Carlos Fortuna. Segundo a docente, agraciado e proponente partilham “uma atitude e percursos de compromisso Comunitário”. Instado pela comunicação social a deixar um conselho aos mais jovens, o comendador recomendou que percorram os caminhos e não esperem que as coisas cheguem.

Na cerimónia marcou presença a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Manuel Rui Azinhais Nabeiro nasceu em Campo Maior em 28 de março de 1931. Foi presidente da Câmara Municipal da autarquia de onde é natural em vários momentos, antes e depois do 25 de Abril. Agraciado por Mário Soares como comendador da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial – Classe Industrial, recebeu de Jorge Sampaio a Ordem do Infante D. Henrique.

Para além do doutoramento Honoris Causa da UC, Rui Nabeiro tem desde 2012 o doutoramento Honoris Causa em Ciências Políticas, atribuído pela Universidade Lusófona e desde 2009 o doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Évora, onde existe uma Cátedra com o seu nome.

Fotografia: UC@Paulo Amaral

PARTILHAR: