[object Object]

UC, Cruz Vermelha e AAC juntam-se na promoção de campo de férias para refugiados

Foi hoje apresentado um projeto que se destina à criação de um campo de férias para crianças e jovens refugiados. Uma parceria entre a Cruz Vermelha, Universidade de Coimbra e a Associação Académica de Coimbra.

O projeto que pretende dar continuidade ao campo de férias organizado pela Cruz Vermelha em 2021 para crianças e jovens refugiados, foi hoje apresentado ao público e o local escolhido para a divulgação do evento foi o Student Hub.

A iniciativa divide-se em três edições e cada uma delas tem a duração de duas semanas. A primeira decorre na última semana de julho, a segunda e a terceira edição vão decorrer nas primeiras semanas do mês de agosto.

Cristina Albuquerque, vice-reitora dos assuntos académicos e atratividades para os estudantes pré-graduados da Universidade de Coimbra (UC), dá a conhecer o objetivo do programa de verão. Para a vice-reitora este projeto visa criar oportunidades para os jovens refugiados.

O evento que se enquadra no projeto UC Transforma e que decorre da parceria com o Transforma Brasil, vai receber refugiados de vários pontos do mundo, com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos. Rodrigo Branco, assistente social da Cruz Vermelha da delegação de Coimbra, esclarece as origens dos jovens acolhidos pelo projeto.

Cada edição vai contar com a inscrição de 15 participantes e no caso de haver uma boa adesão poderá estender-se até aos 30 inscritos. No que diz respeito ao trabalho de voluntariado, o projeto vai permitir a participação de 5 a 10 voluntários. Joana Guerra, representante da comissão de membros permanentes, destaca como vai ser a formação dos voluntários.

A equipa de voluntariado vai contar com pessoas especializadas nas área de apoio aos jovens refugiados. Rui Marques, presidente do Fórum Estudante, salienta a importância do voluntariado na vivência da comunidade estudantil.

A presença da UC e da Associação Académica de Coimbra faz com que Daniel Aragão, vice-presidente da Associação Académica de Coimbra se sinta orgulhoso pelo apoio realizado a crianças e jovens refugiados.

O projeto conta com atividades ligadas ao conhecimento, como a visita ao Jardim Botânico ou ao Observatório Astronómico, e com iniciativas relacionadas com as secções culturais da Associação Académica de Coimbra. As inscrições para o campo de férias estão abertas até ao dia 7 de julho.

Na sessão foram também assinados protocolos no âmbito da UC Social com as seguintes instituições: Centro Social da Legião da Boa Vontade, Associação Nacional de Apoio ao Idoso, APOJovi, Akto Direitos Humanos e Democracia, APPACDM Coimbra e Associação de Defesa e Apoio à Vida Coimbra.  A Cáritas Diocesana de Coimbra também deverá celebrar em breve protocolo de parceria com o projeto UC Social.

Fotografia: UC@Paulo Amaral

PARTILHAR: