[object Object]

Pedro Roxo: “Esta é uma lista de renovação que pretende abraçar este processo de SAD”

O projeto da Lista D, Académica com Vida, que se candidata à direção da Associação Académica de Coimbra / Organismo Autónomo de Futebol, esteve sob escrutínio na entrevista ao cabeça-de-lista Pedro Roxo.

No âmbito das eleições para os órgãos sociais da Associação Académica de Coimbra / Organismo Autónomo de Futebol (AAC/OAF), a Rádio Universidade de Coimbra vai entrevistar ambos os cabeças-de-lista à direção do clube. Pedro Roxo, da Lista D – Académica com Vida, foi o primeiro a falar aos microfones da RUC.

“Eu tinha a minha obrigação e o meu imperativo de consciência, mas também tinha de dar possibilidade aos outros de apresentar os seus projetos”

Assumindo parte das responsabilidades pela descida da Académica à Liga 3, o presidente cessante e agora recandidato explica que se sente capaz de fazer parte da solução e, por isso, avança para tentar liderar o clube durante mais um mandato. Não tendo entregado os papéis até ao primeiro prazo de entrega de candidaturas, Pedro Roxo esclarece que, apesar de se sentir obrigado a responder à situação atual da Briosa, entendeu que devia dar a oportunidade a que outros projetos se chegassem à frente. Para além disso, o ainda presidente considera que, apenas após esclarecer os sócios acerca da proposta da Athlon Family Office, se sente em condições de anunciar a candidatura.

Em relação ao programa eleitoral, que ainda não tinha sido divulgado à hora da entrevista, Pedro Roxo destacou uma série de medidas com as quais se compromete. Relembrando que cerca de 3/4 do seu último mandato aconteceu em pandemia, o dirigente focou-se na recuperação de uma série de eventos que acabaram comprometidos: a gala, os torneios das escolinhas de futebol, as conferências, atividades relacionadas com a responsabilidade social da Académica, etc. O investimento no marketing e no reforço das infraestruturas em conjunto com a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) foi também apontado, com um projeto de alargamento da academia a ser colocado em cima da mesa.

[O objetivo é] reestruturar a Académica e fazê-la renascer”

Uma lista com sangue novo é a aposta de Pedro Roxo para dar novo alento ao clube. Apresentando nomes muito diferentes daqueles que atualmente compõe a direção, a Lista D vê aqui uma oportunidade para que, com a SAD anunciada, a Académica apareça de uma forma “forte e reestruturada”. Entre as caras que sairão em caso de vitória está Afonso Pedrosa, responsável pela área jurídica que tem acompanhado o dossier da Sociedade Anónima Desportiva. De acordo com o presidente, esta troca acontece para promover uma maior transparência e para reforçar que esta não é uma SAD desta direção, mas uma SAD do clube.

Entre as entradas, destaca-se o nome de Luís Santarino, presidente da Associação de Basquetebol de Coimbra, que, após a descida da Académica à Liga 3, escreveu um artigo de opinião no jornal ‘As Beiras’ no qual caracteriza a despromoção como a “melhor coisa que poderia ter acontecido”, uma vez que surge como oportunidade para reestruturar a AAC/OAF. Pedro Roxo mostrou-se concordante com a visão do colega e alega que, ao longo do seu mandato, a falta de capacidade financeira foi sempre um entrave a esse processo. Agora, com a injeção de capital da Athlon Family Office, o candidato acredita que estão reunidas as condições para que o colega se possa repensar, embora alerta para a necessidade de uma gestão cuidada dinheiro que entrar na Académica.

“Temos aqui uma excelente opção com um parceiro credível com valores que certamente permitiriam ser maioritário em alguns clubes da Primeira Liga”

Recuando a 2014, altura em que Pedro Roxo se posicionou contra a criação de uma SAD, o dirigente lembra que na altura o projeto não era transparente e que a Académica não vivia um momento em que a transição de modelo societário fosse tão urgente. Deste modo, num futebol que “se transformou num negócio”, considera que se tornaram mais claras as precauções que os clubes devem tomar quando passam por este tipo de processo.

Quanto à proposta que, em 2019, esteve em cima da mesa, através da qual se constituiria uma SAD com o Banco BMG como acionista maioritário, o presidente destacou um paralelismo com atual proposta da Athlon: a defesa da identidade da Académica. No entanto, Pedro Roxo recusa comparar os dois processos dadas diferenças entre a SAD negociada em 2019 e a Sociedade apresentada este ano. Apesar disso, Pedro Roxo reitero que nunca optaria por uma SAD que fizesse com que o clube deixasse de usar o mesmo nome e emblema. O candidato abordou ainda a dívida que a Briosa tem para com o grupo brasileiro, afirmando que o processo está em tribunal, porque o clube acredita também ser credor do banco.

Perante as acusações de Miguel Ribeiro de que a atual direção “quer vender o clube a qualquer custo”, Roxo recorda que a Athlon Family Office já provou ser confiável e que fez uma avaliação da Académica igual àquela que tinha sido feita pelo BMG, independentemente da divisão que o clube dispute. O candidato da lista cujo mote é “Académica com Vida” aponta que sempre esteve aberto ao diálogo, mas que nunca viu nenhuma proposta concreta do seu oponente. Assim, Pedro Roxo salienta que “a Athlon é o nosso parceiro” e que a empresa não vem só pelo futebol, mas pela história da Académica, trazendo mais valias à cidade e aos estudantes.

“Está a ser tido um cuidado muito grande para que se minimizem esses erros [falhas nas contratações]”

As responsabilidades pela descida de divisão foram assumidas por Pedro Roxo, que não quis “procurar culpados”. Com o despedimento do diretor desportivo responsável por esta temporada, Fernando Alexandre, o ainda presidente revelou que já existem pessoas para o substituir, tal como ao treinador, embora tenha preferido não adiantar nomes. Em relação às falhas na seleção dos jogadores que ingressam na Académica, o candidato indica que todos os clubes acabam por sofrer com o mesmo problema, mas afirma que está a ser feito trabalho no sentido de minimizar os erros cometidos.

A aposta na formação, que sempre foi uma das prioridades de Roxo, está agora “a dar frutos”, segundo o dirigente do clube. Ainda com alguma incerteza em torno da continuidade da equipa de sub-23, que tem servido para ajudar no processo de transição dos jogadores mais novos e inexperientes, o presidente anuncia que deve haver um reforço na aposta dos jovens na equipa B.

Com a garantia de que o clube deve continuar a atuar no Estádio Cidade de Coimbra, o candidato propôs-se ainda a melhorar a comunicação com os associados.

Para ouvir a entrevista na íntegra basta clicar no link acima.

PARTILHAR: