[object Object]

Borda D’Arte o almanaque digital que treslê histórias dos dias com engenho

Isabel Campante, Patrícia Portela e Pedro Vieira, todos fãs do Borda D’ Água criaram, “um cadavres-exquis diário colectivo no tempo e no espaço que pretende refletir sobre a Europa”, lê-se na apresentação do projeto na rede social facebook.

Na escrita de um “cadavres-exquis” usam-se palavras invulgares. O conceito foi utilizado no início do século xx pelos surrealistas. De acordo com os autores do Borda D’Arte a última frase de um ‘post’ é início do seguinte.

Sem saberem muito bem onde tudo vai parar, uma das regras de construção passa por a Europa estar sempre “em pano de fundo”, até na imagem gráfica de perfil, conta Pedro Vieira.

O “namoro” começou no Teatro Viriato em Viseu quando trabalharam em conjunto, num período curto mas suficiente para dar lugar à ideia de um projeto digital, contou-nos Patrícia Portela. Segundo Isabel Campante, falar de atividades de cultura e outras “sem ser promovê-las de forma direta” foi condição de partida.

Para Patrícia Portela, a importância de saber o que se assinala no dia em que escolhemos ir a um espetáculo desaguou na construção de um almanaque digital.

E no rio dos dias o Borda D’Arte manifesta-se nas redes sociais, um local onde “se está sempre a dizer Olá”. Mesmo não sabendo muito bem onde “o formato vai parar”, o triunvirato pretende ir mais longe e experimentar a criação “de conteúdos artísticos”, adianta Patrícia Portela.

“A ideia de fugir do presente, como se fosse uma coisa que só acontece agora” está em cada ‘post‘ do almanaque digital. De acordo com Isabel Campante, o almanaque também não pretende promover as habituais discussões das redes sociais, embora a coautora não descarte o conteúdo social e político das mensagens do Borda D‘ Arte.

Na publicação de ontem, dia 18 de maio, o almanaque falou do imperador Constantino e da forma como “a 18 de maio de 332, Constantino anunciou que distribuiria gratuitamente comida por todos os seus cidadãos”. Para Pedro Vieira o interessante é poder falar do ontem mas também do hoje.

Borda D’Arte é um projecto da Associação Cultural Prado. Patrícia Portela, Pedro Vieira e Isabel Campante estão ao leme dum barco que navega no passado e no presente e constrói histórias dos dias para tresler nas redes sociais facebook, Instagram e Twitter, desde dia 23 de abril.

Pode em breve ouvir a conversa completa num programa Há Vidas Nesta Cidade!

Desenho de Pedro Vieira

PARTILHAR: