[object Object]

Eleições Assembleia de Revisão de Estatutos: Lista A quer “aproximar os estatutos aos estudantes”

Aproximação dos estudantes aos estatutos e o seu envolvimento na Assembleia de Revisão de Estatutos (ARE), bem como a digitalização dos processos, são algumas das causas defendidas pela Lista A. João Santana destaca a experiência dos membros da lista como fator diferenciador.

João Santana, o candidato ao cargo de 1º efetivo da Lista A – Aproximar Estatutos para a ARE, afirma que o foco da lista é “aproximar os estatutos aos estudantes”. O candidato evidencia a importância da aproximação de modo a que a ARE traduza, assim, a opinião de todos aqueles que pertencem à Associação Académica de Coimbra (AAC). Refere, ainda, a importância da divulgação e da simplificação dos estatutos, e propõe a realização de reuniões abertas com os departamentos e faculdades para tornar o documento mais acessível.

Tendo em conta que os estatutos são desconhecidos para muitos associados da AAC, o objetivo passa por envolver todos na discussão. O estudante da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra refere, ainda, que a participação de quatro listas nas eleições é vantajosa, contando com diferentes pontos de vista, que permitem um debate plural.

No que diz respeito ao desentendimento entre secções e à falta de colaboração entre as mesmas, o cabeça de lista afirma que uma das bandeiras é minimizar e clarificar os conflitos de competências entre as diferentes estruturas da casa.

Sobre a questão de os associados seccionistas não usufruírem do direito ao voto em Magna, João Santana defende que a posição da Lista A em relação a esta situação é analisar e ouvir os estudantes e aquilo que eles têm a dizer. A Lista A compromete-se, assim, a defender o direito ao voto nas Assembleias Magnas, por parte dos seccionistas, se for esse o desejo maioritário dos estudantes.

O número um da lista adianta outras medidas como a autonomização e digitalização de processos e a questão da lei de proteção de dados. Destaca também o trabalho desenvolvido pela sua equipa, que afirma ter muita experiência e dinamismo.

João Santana salienta que a Lista A vai trazer novas ideias para a discussão, tendo sempre em vista a aproximação e envolvimento do estudante comum à ARE.

PARTILHAR: