[object Object]

“Às oito da tarde cando morrem as nais” pelo Centro Dramático Galego chega ao Teatro da Cerca de São Bernardo

Com texto de Avelina Perez a peça estreada no mês de abril, em Santiago de Compostela, tem encenação de Marta Pazos. É apresentada em Coimbra no próximo sábado, dia 14 de maio, às 21h30, no Teatro da Cerca de São Bernardo.

“Não é um lugar, supostamente de encontro, vamos assistir a um espetáculo de estupidez”, contou-nos a dramaturga galega Avelina Perez, ontem, terça-feira, depois da leitura encenada de um outro texto seu, “Os cães não compreendem Kandinsky”.

A peça que sobe a cena no próximo sábado conjuga duas “linguagens diferentes”, a escrita de Avelina Perez com a encenação de Marta Pozos. A obra tem como foco um público muito opinativo.

Avelina dedicou muitos anos da sua vida à educação social em contextos de exclusão bem complicados que, a nosso ver, lhe deram lastro para o humor negro evidenciado nos seus textos. A atriz confirmou na conversa a importância dessas experiências anteriores para o que faz agora.

“Educadora social é uma peça do sistema para servir de paliativo à exclusão que ele mesmo cria”, disse-nos Avelina Perez. Por vezes volta ao trabalho social mas para a dramaturga manter-se no sistema está fora de questão.

A dramaturgia Galega está em destaque em Coimbra no âmbito de uma iniciativa da Cena Lusófona em parceria com a Escola da Noite e o Teatro Académico de Gil Vicente.

Esta quarta-feira, dia 11, a dramaturga Avelina Perez apresentou uma ‘masterclass’ sobre o seu percurso artístico.  A ocasião foi aproveitada para a pré-apresentação da Antologia de Teatro Galego Contemporâneo que a Cena Lusófona conta publicar em breve. A Antologia inclui o texto “Às oito da tarde cando morrem as nais” da dramaturga.

Pode ouvir a conversa na íntegra no ‘podcast’ acima.

Fotografia: © Miramemira

PARTILHAR: