[object Object]
10.05.2022POR Carlos Bento

Feira Cultural atrai estudantes aos jardins da Associação Académica de Coimbra

A Comissária do Pelouro da Cultura da Comissão Organizadora da Queima das Fitas apelou à participação de todas as secções na feira.

A Comissão Organizadora da Queima das Fitas  dinamizou, dia 10 de maio, a sua Feira Cultural. A Iniciativa, que contou com a presença de 11 Secções Culturais da Associação Académica de Coimbra (AAC), iniciou-se às quatro da tarde e teve a participação de vários grupos da Secção de Fado da AAC.

Em entrevista à Rádio Universidade de Coimbra, a comissária da pelouro da Cultura da Comissão Organizadora da Queima das Fitas (COQF), Emília Correia, destacou que os jardins da AAC já se encontravam movimentados e que, com o decorrer da tarde e cair da noite, se esperava um aumento da afluência junto das bancas das secções.

Para além disso, a estudante de Biologia reiterou que a riqueza cultural de Portugal é evidenciada na diversidade que existe dentro das secções culturais, que têm a capacidade de atrair indivíduos de áreas distintas.

A Comissária da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) explicou que o objetivo da primeira edição da Feira Cultural no pós-pandemia é a angariação de novos membros parta as secções culturais.

Segundo Emília Correia, a incompatibilidade horária, a existência de outras atividades em paralelo ou a falta de membros justifica a ausência de algumas das secções convidadas. Todavia, a comissária apelou a que, em próximas edições, todos os organismos, em particular aqueles com menos membros, façam um esforço para se apresentarem na feira de forma a poderem divulgar o seu trabalho e a arrecadarem mais associados.

O presidente da Secção de Jornalismo (SJ/AAC), Bruno Oliveira, adverte que há uma série de fatores responsáveis pelo afastamento dos estudantes das estruturas, entre os quais a diminuição dos cursos superiores, decorrente do processo de Bolonha. No entanto, o responsável considera que “não há desculpas”.

O secretário-geral do Conselho Cultural da AAC, César Sousa, sublinha a importância da cultura para o desenvolvimento pessoal dos indivíduos e reitera que os estudantes devem aproveitar a cultura de Coimbra para se tornarem adultos mais cultos e presentes na sociedade.

A Feira Cultural prosseguiu noite fora e marcou o arranque informal das comemorações da Queima das Fitas, que se vai realizar de 20 a 27 de maio.

PARTILHAR: