[object Object]
05.05.2022POR Inês Morais

DG/AAC procura parceiros para a requalificação dos jardins

Os jardins da Associação Académica de Coimbra vão ser alvo de melhorias que há muito tempo eram reivindicadas pelas secções e utilizadores do espaço.

Na tarde de ontem Rodrigo Marques, administrador da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra anunciou, em conferência de imprensa, alguns dos projetos previstos no plano de requalificação dos Jardins da AAC, denominado “Valorizar os Jardins”.

Durante a última semana, a calçada foi um dos pontos alvo de alguns arranjos, uma vez que se encontrava em muito mau estado, principalmente, na zona de entrada para o edifício pelos jardins. O administrador avançou que o custo da empreitada foi suportada pelo dono do Bar AAC e que na próxima semana deve ficar concluída.

As “ilhas”, que se encontram junto à esplanada do Bar AAC, funcionam como pontos de venda durante a realização de convívios tanto de Secções, como de Núcleos de Estudantes e, por isso, também vão ser requalificadas. O projeto já está em andamento e conta com a colaboração do Núcleo de Estudantes de Arquitetura, de Engenharia Civil e de Engenharia Informática que se juntaram para ajudar a DG/AAC na concretização.

Segundo Rodrigo Marques, a execução desta obra está planeada para os meses de verão, porque, neste momento, estão a ser utilizadas todas as semanas e não querem prejudicar as atividades já programadas.

A intensa utilização dos Jardins da AAC resulta, muitas vezes, num excesso de lixo e beatas no chão. De forma a dar uma resposta a este problema o plano incluiu a colocação de pontos de lixo e de reciclagem espalhados pelo jardim e no interior do edifício. Para além disso, as Águas de Coimbra irão colocar pontos de água no espaço exterior e dentro do edifício-sede, avançou o administrador.

Algumas das obras já começaram, mas a sua maioria vai decorrer nos meses de férias escolares de forma a não prejudicar a atividade diária do espaço. Porém, Rodrigo Marques apontou que no mês de setembro os novos estudantes poderão encontrar uma “casa mais digna”.

Quando questionado pela comunicação social presente acerca do orçamento global, o administrador da DG não conseguiu indicar qual seria o valor das obras, mas afirmou que existem vários parceiros que vão colaborar ao nível financeiro para a execução de alguns trabalhos, como por exemplo a Super Bock e o Bar AAC.

Durante a conferência, Rodrigo Marques deixou o repto a todos os estudantes e utilizadores do edifício para apontarem melhorias que possam ser realizadas nos Jardins da AAC, mostrando-se aberto a ouvir todas as ideias.

O plano “Valorizar os Jardins” não está fechado, uma vez que é necessário um maior investimento monetário para a concretização de algumas ideias deste plano, por isso, o administrador acrescentou que estão abertos para receber apoio de parceiros e empresas que queiram ajudar na requalificação do espaço.

O plano de requalificação dos jardins da AAC tem ainda delineado a necessidade da construção de uma casa de banho que sirva o bar durante a noite,  um ponto de carregamento de telemóveis e das máquinas IQOS, a colocação de um painel que esconda a maquinaria de ventilação do edifício e ainda a limpeza dos espaços verdes, principalmente, na zona do lago.

Segundo a Direção-Geral o plano vai ser publicado nas redes sociais nos próximos dias.

PARTILHAR: