[object Object]
05.05.2022POR Rita Melo

Catarina Costa: “Consegui comprovar no europeu que estava bem física e psicologicamente”

A conquista da medalha de prata no campeonato da europa de judo na categoria de -48Kg, o estágio no Brasil e a vida académica foram alguns dos temas abordados por Catarina Costa, atleta da Seção de Judo da Associação Académica de Coimbra.

Questionada sobre a temporada que tem feito após o quinto lugar nos jogos olímpicos, a atleta falou da conquista da medalha de prata no Grand Slam de Abu Dhabi no final de 2021, dizendo que desde aí tudo tem corrido bastante melhor, apesar da derrota que teve no Grand Slam comprovou com a conquista desta medalha de prata no europeu, ter sido apenas um dia mau.

” Motiva-me imenso estar no topo do ranking”

Abordada a questão da fasquia estar cada vez mais elevada, Catarina Costa frisou que a partir do momento em que se entra no top 10 e lá se permanece durante algum tempo, a fasquia fica naturalmente mais alta. Falou ainda do facto de que, dessa forma, as adversárias consigam estudar melhor as táticas de jogo, pelo facto de começarem a existir bastantes vídeos de competição. Terminou dizendo que, por outro lado, estar nessa posição e no topo do ranking a motiva a manter-se durante muito mais tempo.

“O judo em Portugal tem evoluído de maneira significativa e notória”

Em relação à “posição” do judo em Portugal, Catarina destacou a forte evolução bastante significativa que tem vindo a acontecer na modalidade. Depois da conquista da medalha de bronze pela atleta Telma Monteiro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, e mais recentemente com as medalhas de ouro de Jorge Fonseca, e também os resultados de outros atletas, como a própria, têm ‘chamado’ mais gente para a modalidade.

Chamou ainda a atenção para a repercussão crescente nos media que a modalidade tem tido. Para a atleta é preciso continuar a apostar na formação para que o judo continue a evoluir da melhor maneira.

Sobre o judo a nível da Associação Académica de Coimbra, a atleta considera que os estágios de judo que Coimbra tem recebido ajudam na evolução principalmente dos escalões de formação, e destacou o facto da AAC ser um dos clubes mais medalhados nos campeonatos nacionais. Falou também do bom trabalho e sucesso consequente do seu treinador João Neto, que se dedicou bastante ao grupo que acompanha há anos.

Para além dos assuntos acima descritos, a judoca falou ainda da chave para a conciliação entre a vida académica e o desporto de alta competição, que a Universidade de Coimbra permite aos atletas estudantes, e destacou o bom papel da Federação Portuguesa de Judo durante a pandemia.

A entrevista pode ser ouvida na íntegra no link disponibilizado acima, ou no nosso spotify.

PARTILHAR: