[object Object]

Machado de Castro inaugura exposição do pintor Bernardo Manuel

A iniciativa é um contributo do Museu Nacional de Machado Castro para a inteligibilidade de um mundo artístico pictórico que não é conhecido na cidade de Coimbra.

Decorreu a 18 de abril a inauguração da exposição “A Radiografia De Um Tempo. Bernardo Manuel, Pintor”, no Museu Nacional de Machado Castro. O evento aconteceu no dia em que se celebra os monumentos e sítios à escala internacional.

A exposição consiste em várias pinturas, presumidamente da autoria do pintor do século XVI, Bernardo Manuel.

A Rádio Universidade de Coimbra entrevistou a diretora do Museu Nacional de Machado Castro, Lurdes Craveiro, que explicou que se sabe da existência do artista desde 1923, mas que até hoje é difícil atribuir-lhe obras com exatidão. Todavia, a diretora afirma não ter dúvidas relativamente à importância do pintor Bernardo Manuel na segunda metade do século XVI.

A entrevistada esclareceu a origem do título e evidenciou a relação entre a radiografia e aquilo que não é conhecido mas que se quer conhecer. Lurdes Craveiro mencionou também que através da exposição se procuram informações, firmes e fidedignas, que possam funcionar para descodificar o tempo em que as obras foram realizadas.

O projeto de investigação começou em 2017 e, segundo a diretora do museu, a análise à tábua da “anunciação”, elemento essencial da exposição, foi o ponto de partida.

De acordo com Lurdes Craveiro, após a análise da peça, nomeadamente a nível da pintura, perceberam que esta tinha sido alterada após a sua execução e que escondia vários elementos, em especial uma referência que viria a ser a imagem de marca da exposição: um cão.

A entrevistada mencionou que o processo de reconstituição e ponderação sobre a tábua de anunciação levou de forma contínua e natural à consciência da importância da captação do artista, Bernardo Manuel.

O projeto contou com o trabalho e investigação de muitas pessoas, das quais a diretora destaca Virgína Gomes, conservadora de pintura do Museu Nacional de Machado Castro, Francisco Gil e Lídia Catarina, investigadores da Universidade de Coimbra, e Sandra Saldanha, investigadora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Lurdes Craveiro acrescentou ainda que espera que este projeto venha a reconfigurar o conhecimento sobre Bernardo Manuel e o seu circuito pictórico na cidade de Coimbra.

A diretora do museu confessou não haver relação direta com o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, mas considera que esta foi a forma que o museu encontrou para o assinalar.

De acordo com a entrevistada, o número de visitantes respondeu às expetativas. Lurdes Craveiro mostrou-se grata pelas cercas de 30 pessoas presentes na inauguração.

A exposição vai estar no Museu Nacional de Machado Castro até dia 2 de outubro.

PARTILHAR: