[object Object]
16.04.2022POR Tomás Cunha

Pedro Roxo anuncia parceira americana: Athlon Office quer fazer “crescer a Académica”

Pedro Roxo deu a cara pela descida de divisão e anunciou poucos minutos após o empate com o Penafiel a identidade do parceiro prometido em novembro. Empresária americana afirma ter ligações ao grupo Adidas.

Dia de muitas emoções em Coimbra. Para a Associação Académica de Coimbra / OAF era o dia “D” na luta pela manutenção e só uma vitória interessava. Afinal de contas, a Briosa precisava de ganhar para evitar a descida de divisão, já este fim de semana.

No entanto, e de forma surpreendente, a grande notícia do dia não foi dentro de campo, mas sim, na conferência de imprensa. Pedro Roxo, presidente do clube apareceu na sala de imprensa do Estádio Cidade de Coimbra acompanhado por Paulo Rodrigues, diretor de comunicação da Académica e de uma mulher, cuja identidade era desconhecida para os jornalistas presentes na sala.

“Comprometemos-nos em arranjar um parceiro e esse parceiro fez questão de estar aqui connosco. Tem um projeto muito maior, que passa por reerguer o clube mais rápido possivelmente”

O mistério foi rapidamente desvendado por Pedro Roxo, que revelou que se encontrava acompanhado por Anna Guerreiro, empresária americana e futura investidora do clube. Depois de meses de silêncio e de especulação, foi assim, que a direção do clube decidiu revelar a identidade do parceiro, numa jogada que surpreendeu todos os jornalistas presentes na sala. “Comprometemos-nos em arranjar um parceiro e esse parceiro fez questão de estar aqui connosco. Tem um projeto muito maior, que passa por reerguer o clube mais rápido possivelmente”, afirmou Pedro Roxo.

Pedro Roxo lamentou a situação do clube e antes de passar a  palavra a Anna Guerreiro, empresária americana, revelou que o consórcio estrangeiro já reuniu com vários parceiros da cidade, nomeadamente a Universidade de Coimbra (UC) e a Câmara Municipal de Coimbra (CMC).

“É momento negro do futebol da Académica e não posso deixar de assumir as minhas responsabilidades. Estou aqui para isso mesmo.”

Sobre a casa-mãe, Pedro Roxo revelou, que já teve a oportunidade de reunir com a Direção- Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), sublinhado que o projeto em mãos permite manter “tudo aquilo que foi definido previamente” com a AAC.

Athlon Office é uma empresa fixada na cidade de Tampa, no Estado da Florida nos Estados Unidos da América

Depois de Pedro Roxo, foi a vez de De Anne Guerreiro falar. A empresária começou por apresentar-se e revelou o nome da empresa que preside: “Sou a fundadora da Athlon Office”, uma empresa de capital privado e focamos-mos em atletas profissionais”, revelou a gestora americana. De Anna Guerreiro divulgou, ainda, que a sua empresa tem relações com o grupo Adidas, mais concretamente com Adi Dassler.

De Anna Guerreiro explicou que o objetivo do seu grupo passa por “fazer crescer a Académica”. A empresária americana admitiu que o clube está numa situação “sensível”, mas referiu que não se preocupa com facto de a Académica estar no terceiro escalão: “Não queremos saber se é a segunda ou a terceira liga. Esse não é o nosso foco. O nosso foco é construir uma nova equipa e construir algo inspirador para a cidade, para a comunidade e que nos leve à primeira divisão.”

A identidade do parceiro anunciado por Pedro Roxo era até ao momento um mistério em Coimbra. Anna  Guerreiro admitiu que a parceria entre a sua empresa e o clube conimbricense foi trabalhada ao longo de vários meses. “Queríamos ter a certeza dos orçamentos onde a Académica iria cair”, afirmou a empresária americana. Anna Guerreiro revelou que tem trabalhado com Dave Jones, um antigo “general Manager” de clubes em Inglaterra. A RUC ainda não conseguiu confirmar a identidade de Dave Jones, nem a veracidade destas palavras, no entanto.

Quem terminou a conferência de imprensa foi Pedro Roxo, que deu alguns dados sobre as formalidades necessárias para a transformação do clube numa Sociedade Anónima Desportiva. Pedro Roxo começou por explicar que este projeto “não depende” da atual direção. “Será um projeto para a Académica, tendo em conta o que foi solicitado pelos sócios, mas também pela Direção Geral”, afirmou o presidente da Briosa.

“Independentemente de quem esteja a liderar os destinos do clube estarei sempre para fazer parte da solução”, Pedro Roxo

Sobre os atrasos sucessivos na apresentação do projeto, Pedro Roxo admitiu que gostaria de ter apresentado o parceiro mais cedo, mas revelou que tal não foi possível face ao facto de a empresa americana “ter sofrido uma remodelação com o grupo que comanda a Adidas.” O ainda presidente do clube admitiu várias vezes, que a revelação da identidade do investidor peca por “tardia” e que gostaria de ter a ter feito “noutra altura e noutra situação”.

Relativamente ao futuro, Pedro Roxo sublinhou que “é altura de dar a cara” e defendeu que a presença de Anna Guerreiro “é um descanso e um conforto para os associados”.  De Anne Guerreiro é a fundadora, CEO da Vinecrest Investments LLC, uma empresa, que fornece investimento estratégico para a produção, tecnologia, biotecnologia, petróleo & gás, mineração e agronegócio. Segundo a página de Linkedin da empresária De Anne Guerreiro, a empresária americana trabalha “com vários gabinetes familiares em dívida e investimento em capitais próprios, finanças comerciais e reestruturação empresarial.”

PARTILHAR: