[object Object]

Reitor da UC considera urgente rever Fórmula de Financiamento do Ensino Superior

O reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, também considera importante que as universidades sejam ressarcidas dos descontos para a Segurança Social.

À margem da cerimónia da tomada de posse do diretor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, o reitor da UC lembrou que quando a fórmula foi criada as condições que existiam eram muito diferentes e justificou as razões para pedir a revisão.

O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas tem discutido a questão do financiamento do Ensino Superior mas nem todos os reitores estão de acordo com a metodologia a ser aplicada. Amílcar Falcão lembrou que o pagamento da Segurança Social pelas Universidades diminuiu as receitas em cerca de 30 por cento, só na UC.

O reitor da UC foi mais longe na preocupação com os descontos para a Segurança Social e alertou para algumas Instituições do Ensino Superior poderem fechar se a situação não for resolvida, no todo ou em parte.

Durante o discurso da tomada de posse do diretor da FEUC o reitor da UC abordou ainda a questão dos recursos humanos da Universidade. Amílcar Falção não escondeu a dificuldade em substituir cada pessoa que se aposenta por outra e esclareceu que os desafios futuros vão exigir reforço de recursos humanos em algumas áreas em detrimento de outras.

As Universidades públicas vivem de receitas que lhes vêm das transferências do Orçamento do Estado e financiam a sua atividade através de receitas próprias das propinas, projetos de investigação, fundos comunitários e serviços prestados à comunidade.

PARTILHAR: