[object Object]
13.04.2022POR Isabel Simões

Exposição do Centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul chega a Coimbra

A exposição conta a história da aviação militar portuguesa, para além do feito de Gago Coutinho e de Sacadura Cabral. A mostra vai estar patente no Foyer do Convento São Francisco até dia 24 de abril. Na véspera, sábado, dia 23, a Banda da Armada dá um concerto gratuito no Grande Auditório.

Gago Coutinho e Sacadura Cabral partiram de Belém às 7 da manhã do dia 30 de março de 1922 rumo ao Brasil. Depois de alguns dissabores, crónicas de jornais da época dizem-nos que os dois aviadores foram recebidos em festa pela população do Rio de Janeiro, a 17 de junho de 1922.
A viagem de Gago Coutinho e Sacadura Cabral foi um feito inédito de navegação, como referiu o capitão-de-mar-e-guerra, João Pedro Maurício Barbosa à RUC.

O oficial da Marinha Portuguesa, Gago Coutinho foi  geógrafo, cartógrafo e historiador. Em África numa expedição a pé conheceu Sacadura Cabral, que o convenceu a dedicar-se à navegação naval. Gago Coutinho viria depois a desenvolver melhorias no sextante que permitiam navegar sem ser necessário recorrer ao horizonte de mar, para além de permitirem realizar medições, quer de dia, quer de noite.
Um avanço científico à época que permaneceu durante alguns anos segundo o diretor do Museu do Ar, o Coronel Carlos António Mouta Raposo.

Durante a primeira Guerra Mundial a Marinha Portuguesa criou o seu ramo de navegação aérea. Em 1952, as aviações do Exército e da Marinha foram fundidas num ramo independente e deram lugar à Força Aérea Portuguesa.
Marinha e Força Aérea estão juntos nas comemorações dos cem anos da primeira travessia do Atlântico Sul. “E bem”, de acordo com o capitão-de-mar-e-guerra, Maurício Barbosa.

O comandante destaca o trabalho conjunto que ainda hoje os dois ramos das Forças Armadas desempenham nas várias missões do mar português.

O vice-presidente da Câmara de Coimbra, Francisco Veiga, convidou todos a visitarem a exposição, e a lembrarem o feito de Gago Coutinho e Sacadura Cabral de 1922.

As comemorações em Coimbra para além da exposição, hoje inaugurada, vão oferecer um concerto gratuito pela Banda da Armada no dia 23 de abril, pelas 21h30 no Grande Auditório do Convento São Francisco. Os bilhetes podem ser levantados, no máximo de quatro por pessoa, na bilheteira do convento.

Mais informação sobre as celebrações da “1ª. Travessia do Atlântico Sul” aqui.

PARTILHAR: