[object Object]
10.04.2022POR Damas Morais

Miguel Fonseca: “Voltar a colocar Coimbra nas primeiras páginas”

Fixar empresas na baixa de Coimbra, atrair mais investimento para a cidade e aproximar o tecido empreendedor da Universidade de Coimbra são alguns dos objetivos elencados pelo vereador Miguel Fonseca para um futuro positivo para a economia da cidade.

No dia 8 de Abril, o vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Miguel Fonseca, ocupou o espaço de comentário à atualidade do programa Observatório, com um foco especial no empreendedorismo e no futuro empresarial da cidade.

A conversa começou com o tema dos novos escritórios da The Loop Co., que expandiram e inauguraram novas instalações no edifício “histórico” de Coimbra que Miguel Fonseca lembra ser em tempos idos o “Hospital Real”. O vereador classifica a expansão da empresa, que foi inicialmente Incubada no Instituto Pedro Nunes, como um “dia muito importante a saudar”. Aponta ainda a empresa, que conta com mais de 100 trabalhadores, e os seus fundadores como um exemplo de “um grande sucesso em Coimbra”.

“Vamos todos contribuir para a instalação de um cluster de empresas tecnológicas na baixa”

No que toca ao plano de posicionamento para as empresas de Coimbra, Miguel Fonseca descreve este como um “plano integrado” que consiste em “inverter um ciclo de perda de população em Coimbra” e a “fuga de talentos” que o vereador diz ser endémico na cidade. A empresa conimbricense Blue Pharma é apontada como um exmplo de um plano de expansão disseminado por todo o concelho. Adiciona ainda que acha que algo que estava em falta em Coimbra até agora era o executivo camarário mostrar que estava com as empresas e com os empreendedores e que, neste momento, com a confiança crescente, vai haver uma melhor e maior comunicação entre a câmara e as empresas.

“Estou certo que até ao final do mandato (e, provavelmente, até já para o final deste ano) teremos novidades muito interessantes e muito positivas que permitam criar emprego e gerar investimento para a cidade”  

Quanto à Critical Software, que planeava mudar de localização para os edifícios da Coimbra Editora, Miguel Fonseca diz que não tem havido obstáculos do lado do executivo e que o único ponto que atrasou esta mudança foi a pandemia dos últimos anos.

O vereador da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) acha exequível competir com Lisboa enquanto destino atrativo para empresas nacionais e internacionais, mas aponta que existe uma diferença de escala. Abrindo a conversa entre investidores e a câmara, Miguel Fonseca acredita que a cidade se irá tornar também, embora não instantaneamente, um hub de investimento.

“Nunca (…) como agora houve condições de tão elevada proximidade entre a Câmara Municipal e a Universidade”

O militante do CDS deixou ainda a nota de que, neste executivo, existem “todas as condições” para se conseguir aproximar a CMC à Universidade de Coimbra com o objetivo de conseguir ligar os estudantes às empresas, lembrando que o primeiro almoço de trabalho do atual Presidente da Câmara, José Manuel Silva, foi com o Reitor da UC, Amílcar Falcão.

Como exemplo do trabalho desenvolvido em conjunto pela CMC e a UC, Miguel Fonseca aponta o Startup Capital Summit, que o Convento de São Francisco recebe no próximo dia 11 de maio – um evento criado através da colaboração entre a Câmara Municipal, a Universidade, o Fundo Europeu de Investimento, o jornal Público e o Instituto Pedro Nunes. O vereador afirma esperar à volta de 1000 inscritos e 100 oradores, comparando o Startup Capital Summit com o evento de Lisboa, titulando-o um “Web Summit à moda de Coimbra”.

No que toca ao gabinete de apoio ao investidor da câmara municipal de Coimbra, Miguel Fonseca diz que acha que este ainda não tem a “dimensão que pretendia (…) este executivo”, mas que é uma estrutura a qual é pretendido dar um peso maior comparado ao atual.

Para ouvir o comentário completo de Miguel Fonseca pode aceder através do link acima ou pelo nosso Spotify.

 

PARTILHAR: