[object Object]

Maló De Abreu: “Espero que estas eleições sejam um sobressalto cívico na AAC-OAF”

Maló de Abreu sublinhou a urgência do momento e apelou à participação dos sócios no próximo ato eleitoral. Conferência de imprensa clarificou alguns pontos sobre a eleição do próximo dia 15 de maio.

O presidente da Assembleia Geral (AG) da Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol (AAC-OAF), Maló de Abreu, anunciou formalmente hoje (9) que as eleições para os corpos sociais da AAC-OAF vão decorrer no dia 15 de Maio, um domingo, com as urnas abertas entre as 10:00 horas e as 22:00. O ato eleitoral vai decorrer no Estádio Cidade de Coimbra.

Maló de Abreu afirmou que a marcação das eleições para o primeiro dia permitido pelos estatutos da Académica se deve à urgência em preparar a próxima época. Com esta data a presidência da Mesa da Assembleia Geral pretende alcançar dois objetivos: “por um lado, criar rapidamente as condições para que a Académica tenha os órgãos sociais estabilizados, e por outro, garantir uma grande participação do sócios”, afirmou Maló de Abreu.

 

Os cadernos eleitorais vão estar disponíveis para consulta no dia 16 de Abril. O presidente da AG lembrou a necessidade dos associados terem as quotas em dia para poderem votar. O voto por correspondência também é possível e deve ser solicitado até dia 6 de Maio.

 

Em resposta a uma questão colocada pela Rádio Universidade de Coimbra (RUC), sobre os prazos para a apresentação de candidaturas (3 semanas para a data limite de apresentação de listas), Maló de Abreu acredita que os diferentes projetos para a Briosa vão estar suficientemente avançados para poderem cumprir este prazo. “Quem quer concorrer à Académica está organizado (acho eu). Quem tem um projeto para a Académica tem tempo”, afirmou o também deputado do PSD.

 

Questionado sobre a hipótese de liderar algum projeto, o atual deputado na Assembleia da República garantiu que não fará parte de qualquer lista.

 

Durante o seu mandato, Maló de Abreu teve de lidar com a possibilidade de criação de uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD). “Nunca interferi nos assuntos da direção”, começou por dizer. No entanto, Maló de Abreu não deixou de dar uma achega no tópico. O dirigente academista opinou sobre o assunto remetendo a decisão sobre o modelo societário para a futura direção, sublinhando uma ideia muitas vistas repetida ao longo dos anos: “A Académica não pertence a ninguém, só aos sócios.”

 

No final, Maló de Abreu desejou que estas eleições sejam um “verdadeiro sobressalto cívico”, com grande mobilização dos sócios e da própria cidade.

Deixamos aqui as datas e prazos importantes para este processo eleitoral:

  • Até 15 de Abril regularização de quotas.
  • 16 de Abril cadernos eleitorais são afixados e podem ser consultados na secretaria do OAF.
  • 18 de Abril termina o prazo para reclamar erros nos cadernos.
  • 30 de Abril é a data limite para apresentação de listas concorrentes aos órgãos sociais.
  • 5 de Maio é o último dia para solicitar voto por correspondência. O voto em si deverá ser enviado até 13 de Maio.
  • 15 de Maio dia das eleições, no Estádio Cidade de Coimbra entre as 10:00 e as 22:00 horas.

PARTILHAR: