[object Object]

DG/AAC encoraja estudantes da UC a falar sobre casos de assédio na Universidade

Numa semana marcada pela divulgação de vários casos de assédio sexual e moral na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, a Universidade de Coimbra e a Direção Geral da AAC partilharam a sua visão quanto à realidade das questões de assédio na UC.

Juntando-se a Lisboa e ao Porto, a Universidade de Coimbra (UC) afirma também ter recebido queixas de assédio sexual entre os seus estudantes. Desde 2018 que a instituição recebeu três queixas que diz “não foram dadas como provadas”, como consta em comunicado à comunicação social.

A Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) escolheu também pronunciar-se sobre o tema. Numa conferência de imprensa realizada hoje, dia 08 de Abril, deixou patente a sua solidariedade e disponibilidade para com as vítimas de assédio na voz de Daniel Aragão, atual presidente interino da direção.

A DG/AAC afirma que não tem, neste momento, quaisquer “dados formalmente reportados” deste tipo de casos dentro da Universidade de Coimbra. Não afirma, no entanto, que estes não existam, e aproveita para enumerar as estruturas já existentes a que os estudantes se podem dirigir neste caso.

A Direção Geral aponta como ações imediatas a sensibilização da comunidade estudantil para este tipo de situações, e uma maior divulgação das estruturas já existentes para que as vítimas de eventual assédio possam ser acompanhadas e encaminhadas de forma a garantir o seu bem-estar.

O reitor Amílcar Falcão refere que “A Universidade de Coimbra está particularmente atenta e sensível às problemáticas do assédio moral e sexual em contexto universitário, encetando esforços no combate a estas situações”. A UC esclarece ainda que nenhum dos casos descritos foi provado, mas promete “manter uma atitude vigilante e pedagógica, condenando todas as práticas de agressão física ou psicológica, violência ou assédio”.

Os estudantes da UC que pretendam receber apoio ou relatar alguma situação de assédio podem fazê-lo através do Provedor do Estudante (https://www.uc.pt/provedor/contactar), o Gabinete de Apoio ao Estudante ([email protected]t ou presencialmente no Student Hub) ou através da linha SOS Estudante (915246060 / 969554545 / 239484020).

 

Imagem: Secção de Jornalismo da AAC

PARTILHAR: