[object Object]
07.04.2022POR Inês Morais

Membros do Núcleo de Estudantes de Química apresentam demissão em bloco

Daniel Inácio denuncia situação dentro do Núcleo de Estudantes de Química e desencadeia uma série de demissões. O Conselho Fiscal exonerou a atual direção na segunda-feira, mas o presidente, Luís Carvalho, explicou tratar-se de um erro.

Na sexta-feira, dia 1 de abril, e segunda-feira, dia 4, vários membros da direção do NEQ/AAC decidiram apresentar carta de demissão dos cargos que exerciam ao Conselho Fiscal.

A RUC conversou com o ex-vice-presidente, Daniel Inácio, que nos explicou as motivações que o levaram a demitir-se no cargo no Núcleo e ainda a apresentar uma queixa junto do Conselho Fiscal. Em questão, estava uma carta de demissão entregue por um outro membro da direção há vários meses que nunca chegou a ser entregue ao CF. 

O estudante acusa ainda a presidente do NEQ/AAC, Inês Pardal, de “atacar” um dos vogais do núcleo, por este pretender candidatar-se às eleições que vão decorrer no final do mês de abril. 

Após Daniel Inácio ter apresentado a carta de demissão, na passada sexta-feira, houve mais membros a fazer o mesmo, sendo que até ao momento foram cerca de 8 renúncias.

No entanto, com as novas renúncias apresentadas no dia de hoje, Daniel Inácio afirma que não há condições para que a atual direção continue em funções.

As eleições para os Núcleos de Estudantes da AAC vão realizar-se dia 12 de maio, pelo que, a direção atual vai manter-se em gestão até novas eleições. Contudo, Daniel Inácio e outros elementos apresentaram uma queixa junto do órgão fiscalizador (tendo sido já reencaminhada para a Comissão Disciplinar) por não se identificarem com as atitudes da presidente do NEQ/AAC e por acreditarem existir “conflitos de interesse”, com os quais não se reveem.

A RUC entrou em contato com Inês Pardal, presidente do núcleo de estudantes, porém a mesma afirmou não ter disponibilidade de prestar declarações acerca da situação. 

Ainda na segunda-feira, o plenário do Conselho Fiscal reuniu, sendo deliberado e publicado em despacho a exoneração da direção do núcleo com “efeitos imediatos”. A decisão foi de acordo com o previsto no artigo 167, linha 2, alínea a) dos Estatutos da Associação Académica de Coimbra (EAAC) que prevê a exoneração da direção “quando não possa cumprir-se, por subida de suplentes, o número mínimo de elementos em efetividade de funções, por qualquer título”. O despacho foi afixada no edifício da Associação Académica de Coimbra, mas foi retirado na manhã de quarta-feira, devido a um equívoco com as renúncias recebidas pelo Conselho Fiscal. 

A RUC contactou o presidente do Conselho Fiscal, Luís Carvalho, que se comprometeu a prestar declarações com a maior brevidade possível sobre o assunto.

[Peça atualizada pelas 10h47 do dia 7 de abril]

(Fotografia:TSF)

PARTILHAR: