Iniciativa cidadã “Caravana pela Justiça Climática” vai percorrer 400 quilómetros em Portugal
Caravana pela Justiça Climática vai percorrer 400 quilómetros para falar com as populações afetadas por problemas climáticos. A RUC foi falar com Ivan Barbeira para falar sobre os objetivos principais, o programa de Coimbra, a transição energética e a transição digital.
A Caravana pela Justiça Climática, que vai percorrer cerca de 400 quilómetros de caminhada, vai começar amanhã, pelo meio-dia, na praia da Leirosa, Figueira da Foz. Esta iniciativa cidadã conta com a subscrição de quarenta organizações de nível local e nacional. Para percebermos mais sobre o acontecimento, a RUC falou com o membro da Climáximo, um dos coletivos que está a organizar a caravana, Ivan Barbeira.
O movimento que tinha começado apenas com o objetivo de seguir e descer o Tejo para falar sobre a desertificação, escassez de água e barragens, cresceu, depois, para um plano que passa por outras localidades, de forma a conseguir ter um maior contacto com os problemas climáticos e as populações.
O ativista, Ivan Barbeira, expõe a empresa Navigator como a mais poluente de Portugal, justificando, assim, o seu criticismo à entidade privada.
No dia 4 de abril, a Caravana vai passar por Coimbra, tendo uma programação que dura desde as 9 da manhã até às 6 da tarde. O dia vai começar com uma ação de protesto na fábrica de cimento, CIMPOR, em Souselas. Segue-se um almoço no parque verde, uma conversa sobre o clima na Escola Superior de Educação de Coimbra, um debate aberto na República Bota-Abaixo e, por fim, uma assembleia aberta nas escadas monumentais com o título “Mudar o sistema, não o clima: a juventude na crise climática”.
O tema do combate às alterações climáticas está na ordem do dia, tanto para a União Europeia como para o governo português, no entanto, para Ivan Barbeira, mais precisa de ser feito, especificamente no que toca à transição dos trabalhadores cujos empregos foram afetados pelo encerramento das centrais de carvão, por exemplo.
O governo de Portugal introduziu, hoje, um programa que tem como foco a transição digital, bem como a transição energética. O membro da Climáximo, Ivan Barbeira comenta os dois temas, dando a sua perspetiva sobre as prioridades que o país devia ter.
Por fim, Ivan Barbeira explica como é que é possível inscrever ou participar na Caravana pela Justiça Climática.
Para além disto, a CP – Comboios de Portugal, vai oferecer transporte gratuito para os participantes da Caravana durante o percurso. O programa diário e outras informações sobre a iniciativa podem ser encontradas no website da Caravana Climática.