![[object Object]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2022%2F03%2F30212706%2F266869661_4726428904082623_8047011403889358982_n.jpg&w=3840&q=75)
Realiza-se em maio a 2ª edição do Prémio Manuel Alegre
A Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra mostra-se confiante com a 2ª edição do Prémio Literário Manuel Alegre, uma iniciativa que visa promover a cultura literária entre os estudantes a nível nacional.
A segunda edição do prémio literário Manuel Alegre está prevista para realizar-se no dia 22 de maio de 2022 e as inscrições terminaram a 30 de março.
A Rádio Universidade de Coimbra conversou com Daniel Aragão, presidente interino da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra, sobre o processo de inscrições e as expetativas relativamente ao desenrolar da iniciativa.
Daniel Aragão começa por explicar o porquê de prosseguirem com o Prémio Manuel Alegre que teve a sua primeira edição no mandato anterior, sob a presidência de João Assunção, e afirmou haver uma dinâmica importante, a nível literário e de escrita com relevância para os estudantes.
Segundo o entrevistado, este prémio tem um peso importante para a academia por envolver uma personalidade com peso a nível nacional e com marca em Coimbra, Manuel Alegre, que é um dos jurados conjuntamente com Clara Rocha e Alberto Martins, entre outros. De acordo com o presidente interino, o corpo jurado é de excelência e assegura a qualidade do prémio, que inclui igualmente um valor monetário de 2000€ para o vencedor. Daniel Aragão referiu ainda quais são as suas expetativas relativamente às diferentes etapas da iniciativa, destacando o caráter essencial de relacionar dinâmicas de trabalho com outras áreas de cultura como a literatura e que sejam prosseguidas no futuro.
O estudante de economia salientou que não há barreiras para as pessoas que não tenham carreira na área das letras, pois o objetivo é envolver qualquer estudante de qualquer faculdade do país. Segundo o dirigente, o Prémio Manuel Alegre é único por ter uma componente estudantil que pretende mostrar que o estudante pode ter outra vertente para além da sua formação (ou não) e, do mesmo modo, por dar liberdade à cultura.
A concurso vão estar contos originais, cuja extensão não deve ultrapassar as 5 páginas.
As inscrições fecham já nesta quinta-feira, dia 31. Podem ser encontradas mais informações sobre o galardão em académica.pt.
PARTILHAR:
