Pandemia intensificou desigualdades na Academia
Investigação do Centro de Estudos Sociais (CES) concluiu que os períodos de confinamento contribuíram para o surgimento e a intensificação de desigualdades estruturais da Academia, prejudicando, principalmente, as mulheres
“Pandemia e Academia em casa – que efeitos no ensino, investigação e carreira? Estudo sobre as mudanças no
sistema científico e de ensino superior”, este é o projeto de investigação apresentado há dias pelo Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra.
O objetivo do estudo foi de conhecer as estratégias adotadas pelas várias instituições de Ensino Superior, em Portugal, durante os meses de confinamento em 2020 e 2021.
Virgínia Ferreira é investigadora do CES, coordenadora do projeto de investigação e professora associada da Faculdade de Economia. Em entrevista à RUC, explicou as principais conclusões desta investigação.
Para o projeto de investigação foram inquiridos docentes de 14 instituições de ensino superior, a partir de um inquérito online.
Segundo as conclusões do estudo, uma das queixas mais indicadas por docentes e investigadores foi a ausência de preparação para a utilização de ferramentas tecnológicas indispensáveis para o regime de aulas online. A coordenadora do projeto avançou que apenas 20% dos inquiridos tinham experiência e formação em ensino online.
As mulheres foram as mais afetadas no sucesso da vida académica e científica. Esta foi uma das conclusões desta investigação porque, segundo a coordenadora, as mulheres são mais sobrecarregadas no ambiente familiar e isso teve consequências diretas no trabalho académico e científico.
Para além da comunidade docente e de investigação das diversas instituições, a equipa de investigação ouviu cerca de 90 estudantes universitários e na sua maioria foram levantadas as mesmas dificuldades na adaptação ao ensino online, no período de confinamento.
O estudo vai ser apresentado publicamente na próxima, quinta-feira, dia 31, pelas 17h30 no auditório do edifício 1 da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.