[object Object]
29.03.2022POR Laura Rojo

Estudantes de Coimbra promovem projeto voluntário de resgate de ucranianos

Duas irmãs, estudantes da Universidade de Coimbra (UC), juntaram-se num projeto de ajuda humanitária e resgate de ucranianos.

Devido ao conflito despoletado na Ucrânia, estão a surgir cada vez mais projetos voluntários de ajuda e resgate de refugiados. Coimbra não é exceção. “Da Ucrânia Para Portugal” tem como missão viajar  até à fronteira romena, num autocarro de 55 lugares, para entrega de bens de primeira  necessidade e resgate de cerca de 50 ucranianos.
Em conversa com Matilde Paz, a irmã mais velha explicou-nos como surgiu esta iniciativa e  a resposta recebida até agora.

Todo o trabalho é voluntário, sem qualquer tipo de intenção lucrativa. E todas as angariações revertem para o custo financeiro do aluguer do autocarro (com condutores  profissionais), combustível, portagens e alojamento. Este autocarro ainda transportará bens como medicamentos, alimentação e produtos higiénicos. Matilde Paz, conta como é que uma pessoa pode ajudar, e a resposta recebida até agora, bem como os progressos feitos até ao momento.

Este projeto conta com a parceria do Movimento Coimbra Cuidar e da Academia do Bacalhau. Em particular, o Coimbra Cuidar fundiu-se com o Da Ucrânia Para Portugal, para criar a Caravana Cuidar da Ucrânia. A irmã mais velha explicou à Rádio Universitária o tipo de ajuda que estas parcerias têm fornecido até agora, e a importância que têm em projetos como este.

Coloca-se ainda a pergunta de como é que estes refugiados, resgatados num âmbito voluntário como o deste projeto, podem ser integrados em Portugal, quer na habitação, na educação, empregabilidade, etc . Matilde Paz explicou como consideram fazer este processo, com os 50 refugiados que contam resgatar.

No final da entrevista, Matilde Paz deixou uma mensagem aos ouvintes da RUC em relação ao humanismo e iniciativa voluntária quanto aos refugiados (não só da Ucrânia, mas do mundo inteiro).

Cada vez mais, as novas tecnologias e redes sociais têm facilitado o processo de partilha e doação a causas como esta. As angariações monetárias são feitas a partir de MB Way ou Transferência Bancária, também disponíveis no Instagram, titulado com o mesmo nome do projeto, mas também no website daucraniaparaportu.wixsite.com/website.

(Fotografia: A Voz do Algarve)

PARTILHAR: