[object Object]

Conselho Fiscal, Comissão Disciplinar e Órgãos Intermédios homenageiam Cesário Silva na Tomada de Posse

O presidente do Conselho Fiscal, Luís Carvalho, e o vice-reitor para as Finanças e os Recursos Humanos, Luís Neves, fizeram questão de destacar o valor académico e pessoal do falecido presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra.

O Conselho Fiscal, a Comissão Disciplinar e os Conselhos Intermédios( Cultural, Desportivo e Inter-Núcleos) tomaram, ontem, posse, no auditório da sub-unidade 3 da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC).

Sérgio Martins empossou no cargo de presidente da Comissão disciplinar e Luís Carvalho enquanto líder do Conselho Fiscal. Miguel Franco é o novo presidente do Conselho Desportivo, César Sousa assumiu o cargo de presidente do Conselho Cultural e Tomás Pires é o novo secretário-geral do Conselho Inter-Núcleos.A sessão, que contou com a presença do vice-reitor das Finanças e Recursos Humanos, Luís Neves, iniciou-se com as habituais assinaturas dos novos membros eleitos, seguidas do discurso do presidente cessante da Comissão Disciplinar, Vítor Parada.

O estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra reiterou, no seu último discurso, as melhorias que foram aplicadas no órgão que liderava. O academista mencionou que conseguiu “reorganizar o órgão e simplificá-lo, de forma a comunicar com os associados envolvidos nas denúncias, de forma mais próxima”. Para além disso, a comissão liderada pelo estudante de Geografia pautou-se por ter incluído os membros suplentes nas reuniões semanais, de modo a poderem cooperar com os membros efetivos na condução regular nos trabalhos desenvolvidos.

“Acordámos um órgão que há muito estava adormecido”, mencionou o dirigente associativo, ao referir-se à inatividade que marcava a Comissão Disciplinar.

O academista, em tom de conclusão, deixou um aviso: “ Para os que acham que ser membro da Comissão Disciplinar é fácil, desenganem-se”. Vítor Parada termina dizendo que, sem o Disciplinar, “todos fariam o que queriam”.

O novo presidente da Comissão Disciplinar, Sérgio Martins, defendeu a união dos membros  que coordena, de forma a poderem agir de forma mais eficiente e a não voltarem a ser apelidados de “órgão fantasma”.

“O Conselho Fiscal é o garante de que a casa continua a funcionar” – Laurindo Frias

Na sua última cerimónia enquanto presidente do Conselho Fiscal, Laurindo Frias, que discursou na sua faculdade, a FMUC, diz ter trazido durante o seu mandato “rigor à casa” e “estabilidade” quando foi chamado a convocar eleições. O estudante natural dos Açores admite continuar a insurgir-se, no futuro, para criticar e denunciar “tudo aquilo que são situações que não beneficiam a Associação Académica de Coimbra” .

O presidente cessante do Conselho Fiscal destacou que não vai admitir na Associação Académica “atuações menos éticas ou valorosas” e “a substituição do valor intelectual pelo valor político”.

O finalista de Medicina afirma que, independentemente de estar ou não na Associação Académica de Coimbra (AAC), não vai permitir que forças alheias participem na tomada de decisão dos órgãos centrais da Academia.

Para a próxima composição do Conselho Fiscal, Laurindo Frias diz deixar a decisão de realizar ou não eleições para a Direção-Geral, devido ao falecimento do presidente da Direção-Geral da Académica. Nas suas palavras “os estatutos são claros” e o próximo presidente saberá o que fazer.

“Queremos um Conselho Fiscal com rigor e harmonia” – Luís Carvalho

No seguimento de Laurindo Frias, o presidente cessante do Conselho Fiscal, Luís Carvalho diz querer um Conselho Fiscal com “rigor e harmonia”. O próprio está ciente do desafio que é liderar o órgão, numa altura de instabilidade no seio da Academia.

A menção à morte precoce do presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, Cesário Silva, foi comum a todos os discursos. Luís Carvalho enfatizou o caráter gentil e nobre de Cesário e apelou, ainda, a que a Academia se unisse “ em prol de um bem maior: a Associação Académica de Coimbra”.

“A nossa vida está sempre presa por um fio” – Luís Neves

Na sua intervenção, o vice-reitor Luís Neves deixou uma reflexão: utilizando como exemplo a efemeridade da vida de Cesário Silva, o membro da reitoria, responsável pela pasta dos recursos humanos, apelou à relativização dos problemas e à valorização da vida. Na sua perspetiva, se a humanidade tivesse consciência da pequenez dos seus problemas, teríamos uma sociedade mais compreensível e justa.

O Conselho Fiscal, a Comissão Disciplinar e os Órgãos Intermédios tomaram posse uma semana depois do falecimento de Cesário Silva. Enquanto órgão responsável pela convocação de eleições, o novo Conselho Fiscal vai ter de decidir, em breve, se vai convocar eleição para o novo presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra.

 

 

 

PARTILHAR: