[object Object]

Presidente da Câmara de Coimbra insta Governo a criar “Gasóleo Público” e “Gasóleo Social”

O aumento dos custos da energia e dos combustíveis que se acentuou com a guerra da Ucrânia foi tema do período antes da ordem do dia que José Manuel Silva decidiu levar hoje a reunião de câmara.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), José Manuel Silva, abordou as dificuldades que enfrenta a Câmara de Coimbra e o seu Serviço Municipalizado de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) perante o enorme aumento do preço dos combustíveis, alertando para o risco de insustentabilidade e apontando algumas soluções.

José Manuel Silva refere que o governo tem de ir mais longe nas políticas sobre os combustíveis. À semelhança do que já existe hoje, com o gasóleo verde para a agricultura e o gasóleo profissional para as empresas de transporte de mercadorias, o presidente da Câmara de Coimbra propõe a criação de um “gasóleo público” para os transportes públicos coletivos e de um “gasóleo social” para fazer face ao aumento dos custos dos combustíveis dos transportes das IPSS e Bombeiros.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, “o aumento dos combustíveis coloca à Câmara Municipal, ao Concelho e aos munícipes, problemas mais graves do que a pandemia covid-19”. Numa primeira análise, o custo para a Câmara e para os SMTUC será de seis milhões de euros, o que na opinião do autarca origina uma equação impossível de resolver sem o apoio do governo.

José Manuel Silva referiu que está a aguardar a tomada de posse do novo governo para “pedir de imediato uma reunião”, com o propósito de discutir um plano de apoio ás autarquias, em particular aquelas que, como Coimbra, asseguram transportes coletivos.

Dando o exemplo das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, onde o custo dos combustíveis é muito mais baixo que no Continente, o presidente da CMC referiu que “há outros caminhos” para a redução do preço dos combustíveis, nomeadamente “o controlo estatal das margens de lucro das gasolineiras para evitar os excessos”, e alterações na política fiscal do Governo para os combustíveis.

A queda dos preços dos combustíveis a que assistimos hoje e a proposta da União Europeia de redução do preço do IVA do preço da energia para 13 por cento não são, para o autarca, “suficientes”.

Por fim, José Manuel Silva referiu que “para continuarmos a dispor dos SMTUC que queremos, melhorarmos e ampliarmos o seu serviço, a redução do preço dos combustíveis é absolutamente vital”.

Em conclusão, o autarca apela aos cidadãos para que se desloquem mais em transportes públicos. De acordo com o presidente da CMC, isso permitirá poupar combustível, melhorando o orçamento familiar. Aumentando a utilização dos SMTUC, o serviço ficará mais sustentável e permitirá melhorar a sua qualidade.

PARTILHAR: