[object Object]

Caravana “Viagem da esperança” solidária com refugiados da Ucrânia

Coordenadora do projeto destaca adesão dos conimbricenses e apela à participação de todos.

A caravana solidária “ Viagem da esperança” foi criada em colaboração com JRS Portugal – Serviço Jesuíta aos Refugiados, com o objetivo de auxiliar o resgate de refugiados ucranianos, que face à invasão da Rússia, se vêm forçados a recomeçar a sua vida além fronteiras.

Em declarações à Rádio Universidade de Coimbra, a coordenadora do projeto, Fátima Vilaça, destacou que decidiu criar a iniciativa de forma a poder auxiliar, com um impacto mais substancial, a deslocação e inserção de alguns refugiados ucranianos em Portugal.

Fátima Vilaça confessou que, até agora, os conimbricenses não as estão as desiludir. Nas suas palavras, admite estar uma observar uma “recetividade fantástica”, com pessoas a doarem bens de primeira necessidade, a disponibilizarem-se para ajudar e também a voluntariarem-se para auxiliar os trabalhos de resgate na Ucrânia.

Para além disso, a coordenadora do projeto afirmou que a onda de solidariedade não se restringe apenas à sociedade civil. Fátima Vilaça sublinhou que, não só é necessário trazer para Portugal as populações refugiadas, como também é indispensável acolhê-los, dando aos migrantes habitação, emprego e estabilidade.

Apesar do plano inicial ser acompanhar a caravana, a organizadora admitiu que vai ficar “na retaguarda”, a coordenar as operações. Fátima Vilaça considerou mais sensato organizar de Portugal os trabalhos de resgate, já que é essencial ter alguém que consiga gerir quem vem no autocarro, num cenário em que as listas de inscrições são “muito voláteis”.

Fátima Lopes, num tom animador, apelou à generosidade da população. A coordenadora destacou que todos aqueles que queiram ajudar, podem fazê-lo, quer seja com donativos, bens de consumo ou ajuda especializada.

A caravana “ Viagem da Esperança” vai primeiro em direção à Covilhã, onde se vai juntar a um outro autocarro. Dia 21, partem a caminho da fronteira entre a Ucrânia e a Polónia.

PARTILHAR: