[object Object]

Paulo Ribeiro foi convidado a instalar companhia de dança contemporânea em Coimbra

A companhia de dança Paulo Ribeiro, vai instalar-se no Convento São Francisco em Coimbra, ainda no primeiro semestre de 2022.

O presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, à comunicação social, no final da reunião do executivo de segunda-feira, dia 7 de março, afirmou que a companhia se tem financiado a si própria e que “é uma mais-valia para Coimbra”.

A presença em Coimbra de uma companhia de dança profissional é uma promessa da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura em 2027. Paulo Ribeiro tem habitualmente apoios da DGArtes. A Câmara de Coimbra disponibiliza-se a acrescentar todo o apoio necessário.

Carina Gomes, ex-vereadora da Cultura agora na oposição como vereadora eleita pelo PS, congratulou-se com a vinda de Paulo Ribeiro mas lamentou que a companhia fique instalada no Convento São Francisco. De acordo com a vereadora podem vir a existir incompatibilidades de espaço. José Manuel Silva afirmou que tudo está salvaguardado.

A companhia de Paulo Ribeiro tem estado residente no Teatro Viriato, em Viseu. De acordo com nota da Câmara Municipal de Coimbra, o coreógrafo pretende manter a colaboração e o trabalho desenvolvido com Viseu e promover laços com outras companhias nacionais e internacionais.

Coimbra vai defender amanhã em Lisboa a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura em 2027. Na próxima sexta-feira, dia 11 de março, vai ser conhecida a ‘short list’ entre as 12 cidades portuguesas candidatas.

Pode ouvir o anúncio da vontade de Coimbra ter uma companhia de dança profissional no ‘podcast’ acima.

Fotografia: CMC

PARTILHAR: